Menopausa: Sintomas que mudam sua vida nesta fase

Imagina que você está no salão de beleza ou conversando com as amigas, e você escuta essa frase: “Gente do céu, eu acho que eu perdi totalmente a vontade… Eu acho que meu marido tá pensando que eu tenho outro…ele tem me procurado com frequência, mas eu não tenho vontade nenhuma!”

Você conhece alguma coisa que melhora isso? Pois é, esse é um sintoma que muitas mulheres têm e é um sintoma da menopausa chamado falta de libido. 

A falta de libido é o terceiro sintoma, e um dos mais fortes que atingem os casais, e é por isto que neste artigo vamos falar sobre Como entender a Mulher na menopausa. 

Hoje nós vamos conversar sobre sintomas e atitudes que as mulheres não sabem com certeza que estão na menopausa. 

Vou te mostrar a melhor comunicação que você precisa ter com você mesma e com o seu parceiro, porque a menopausa é uma fase boa quando você sabe como lidar com os sintomas e dominar o assunto, mas quando a gente não sabe… é a pior fase da nossa vida.

Um dos sintomas que realmente agrava muito a nossa vida é… Eu vou falar as frases aqui para vocês, que no caso é a atitude. Eu vou falar a frase e vocês já vão identificar.

Tem algumas frases em comum que muitas mulheres na menopausa dizem, como:

 “Gente, que cheiro é esse de queimado? Será que a casa do vizinho está pegando fogo aí?” A gente corre pela casa tentando sentir o cheiro. O que era? A panela queimando no fogo, colocou lá uma aguinha para fazer um chazinho. E aí, a conversa vai, conversa vem… e esqueceu de desligar!

Esse é um sintoma muito comum. A gente esquece chave na porta, panela no fogo, senha, até aquela sede celular que faz assim, assim, assim… muitas vezes esquece, esquece senha ou onde colocamos as coisas. 

Então, esquecimento é um sintoma cognitivo da menopausa. E além de tudo isso, o esquecimento também faz a gente passar muita vergonha. 

Como assim, a gente tá conversando, olha isso… Isso já aconteceu com vocês? A gente tá conversando e no meio da conversa você esquece o assunto: “Ah, meu Deus, eu tava… antes…” E aí também, no meio da conversa, você pode estar esquecendo, sabe, o que é o nome da pessoa? Esquece! Tá olhando para a pessoa, quer falar o nome dela e fica… E catuca: “Qual é o nome dela mesmo? O nome dela mesmo…” Então, esquecimento é um sintoma cognitivo da pré-menopausa e menopausa.

E aí a gente fica naquela aflição, sem saber… será que esta sou a nova eu?

Deixa eu explicar uma coisa para vocês: a menopausa é quando a sua menstruação não vem nunca mais. A pré-menopausa é quando começa… é essas atitudes e comportamentos e esses sintomas estranhos que vêm aparecendo pelo meu corpo.

Pensamentos negativos

Quando estamos na menopausa, é comum termos uma série de sintomas negativos.

Então, esse monte de pensamento negativo, a gente precisa liberar o hormônio do bem-estar. 

Então, no meio de tudo isso, dessa depressão, dessa angústia, eu acredito que o ideal mesmo seria você fazer algumas coisas que você gosta, para poder preencher um pouco a sua mente.

Então, procure preencher a sua mente e fugir de pessoas que te fazem muitas perguntas, sabe? 

“Ah, mas por que você se separou?” “Ah, mas o que aconteceu?” Foge dessas criaturas, pelo amor de Deus, porque tudo que você não quer é ficar repetindo o mesmo assunto.

Então, você foge dessas perguntas e vai procurar fazer aquilo que você gosta. 

Lembra quando você fazia coisas que você gostava, coisas que você fazia sozinha, não é? Você fazia com ele. 

Então, imagina no seu tempo de solteira o que você gostava de fazer, que te trazia muita felicidade. Então, é isso… Eu, como eu não conheço você, eu não sei dos seus hábitos, dos seus costumes, eu acredito que a primeira coisa que você precisa fazer é olhar para você e se enxergar como uma mulher.

Porque se a pessoa não está mais com você, é porque ela não é merecedora de você. 

Em meu último artigo, trouxe o tema sobre infidelidade no casamento. O homem de 50, 60 anos, ele tá a todo vapor, enquanto que a mulher de 50, 60 anos não tem mais tanta libido.

Então, isso acontece em muitos casamentos. Então separei esta receita para você recuperar a libido:

Óleo de coco. Você coloca óleo de coco ao acordar e ao ir dormir, porque a sua florzinha precisa ser lubrificada. Ela precisa, porque se não for lubrificada todos os dias, vai gerar uma coisa chamada vaginismo.

 É quando a sua florzinha, ela seca, seca, seca, seca, encolhe, e não passa nem o Wi-Fi, cola, fica bem coladinha. E aí, por isso que dói quando vai entrar, por isso que arde e por isso que muitas vezes sangra.

Então, quando você hidrata a sua florzinha com óleo de coco, óleo de coco natural, você hidrata ela todo dia. Você pode tirar com seu dedinho, ou então com aplicador. 

E aí você coloca lá um pouquinho de óleo de coco, até congelar para ficar mais fácil, e aí você coloca de manhã, de noite. A Júlia, mas eu não tenho ninguém… Mas uma razão para você hidratar a sua florzinha para o dia que você tiver alguém, você não ficar com aquele negócio, né, doendo, ardendo depois.

Então, arde muito. Agora, vamos lá, a segunda frase…

“Começou a cair um tantão de cabelo e depois fiquei careca, literalmente.”

Mas por que o cabelo cai tanto nessa fase do climatério, vou te contar. Quando a gente está nessa fase, é uma vontade tão grande de comer doce, fala a verdade, é ou não é? É uma loucura, é uma loucura. 

E aí, o que o doce faz? Ele derruba o nosso cabelo, literalmente.

Julia, mas não gosta de doce, sorvete, chocolate, doce de Nutella, tudo que tiver açúcar, até mel. E aí, qual é a solução? 

Você vai tirar esses elementos que não são alimentos na sua vida e você vai dar mais preferência a coisas naturais. Você vai perceber muito claramente como o seu cabelo vai melhorar.

Dificuldade em se reconhecer

“Não tô me reconhecendo na frente do espelho, olha isso. As minhas roupas, nenhuma dá mais em mim…”

Pois é, esse é mais um sintoma da menopausa, chama-se sobrepeso. 

Então, quando a gente começa a entrar nessa coisa de que a gente não consegue eliminar uma grama por nada nessa vida, você precisa entender que a pré-menopausa pode chegar na sua vida com 36 anos, com 38, com 40. Porque existe com 50, com 54.

Não tem idade, você precisa identificar quais são as suas atitudes, quais são as coisas que você está sentindo. Porque muitas mulheres acham que é só o calor, é não tá, muitas nem calor, nem o calor não sente. E essa coisa de sentir-se é mais ou menos assim: tem uma outra atitude que fala mais ou menos assim: “Gente, eu tô muito estressada, não tô com paciência para ninguém.” Aí eu vou, eu tomar um cafezinho. “Tô cansada, tô muito cansada.” Essa coceira no corpo, gente, meu corpo tá pinicando, eu acho que vou tomar um banho que aí essa coceira passa.

Pois é, essa coceira também tem a ver com aquilo que você come, que é um sintoma da menopausa. Corpo pinicando e estressada, correr para tomar o cafezinho.

O cafezinho aumenta a sua temperatura, e aí se aumenta sua temperatura, você fica ainda mais estressada.

“Julia, eu não consigo viver sem o meu cafezinho…” 

Você parar de tomar café, já vai ajudar bastante. 

As ondas de calor na menopausa

Agora, vamos aqui, é o outro sintoma muito estranho, esse é mais ou menos assim: eu sou palestrante, é profissional. E a primeira vez que o calor da menopausa me pegou, eu pensei assim: “Gente do céu, que calor é esse? Parece que a minha cara tá dentro de um forno.” É um tal de esquentar, esquerda, esquerda, sobe a temperatura do nosso corpo, ela sobe cinco graus, parece que a nossa cara tá dentro do fogo.

Então, a impressão que a gente tem, literalmente, é que a gente vai explodir. Aí, em seguida, vem uma sensação de frio. Aí tem aquele frio, né? E aí a gente precisa, sabe de quê? De carregar o raio de uma toalhinha na bolsa, ou um ventilador. Literalmente, carregar uma toalhinha na bolsa para quem tá nessa fase do calor, pra esfriar. 

É uma solução, porque a cara fica cheia de bolhinhas, de bolinho de suor. E aí ninguém no ambiente tá com calor, e aí a pessoa olha assim, “Mas você tá estranha, né, que calor é esse?” Ai, menina, não sei, sou muito calorenta, não sei. É um calor, e aí você fica, né, naquele desespero. Daqui a pouco você joga o casaco de novo, veste casaco de novo. Aí, eu tô com frio, as pessoas ficam olhando assim, “Nossa, acho que ela tá estranha ultimamente, né?” Aí os filhos, né, os filhos, o marido, ficam tirando sarro da nossa cara, literalmente.

Você tá tão estranha. Eu diria que é uma coisa que tá… saber que saindo aqui tomado, bom. 

E tem um outro sintoma que ele é muito interessante, assim interessante da maneira de falar, né? É mais ou menos assim: o coração dispara e a gente sente um certo, um talo na garganta. Quem aqui já passou por isso, que sentiu um pouco entalada, e o coração dispara numa velocidade… É esse é um comportamento, e aí, se tem aquela sensação de “Meu Deus do céu, acho que eu vou morrer.” O coração dispara, né, velocidade tão grande, chama-se batedeira. Parece que a gente vai, que o coração vai saltar pela boca.

E aí, qual é a atitude? Correr para o médico, fazer exame do coração. Aí o médico faz todos os exames, fala assim, o coração de criança, você tá ótima. Só tem uma coisinha que você precisa cuidar: você tá na menopausa, na pré-menopausa. 

Muita preguiça

Porque também temos outro comportamento, atitude, que fala assim: “Gente, que preguiça é essa? Eu gostava tanto de ir para a academia.”

Ultimamente eu não gosto mais, eu tenho uma sensação de ter uma preguiça que só Deus.

 Eu chego em casa, jogo minha bolsa no sofá e pego o aplicativo para pedir comida. Eu vou ver Netflix e quando eu cuido, já passou o horário da academia, então eu fico, né, assim, enrolando. Mas amanhã eu começo e amanhã não chega nunca.

Então, eu quero falar para você que a culpa não é sua. 

Você precisa fazer os exames necessários para descobrir em que posição você está, qual o que está acontecendo com a sua vida. 

Porque não adianta só eu ficar falando para você aqui, te motivando para você melhorar sua vida no climatério e menopausa, se você não vai fazer nada. Então o que você precisa fazer nesse exato momento é entrar em ação, imediatamente.

A sensação de vazio

Agora, tem um outro sintoma, que o nome desse sintoma chama-se vazio, mas para você entender, o vazio é mais ou menos assim: quero ver ninguém, não quero falar com ninguém, não quero magoar ninguém, me deixa só. O nome desses sintomas chama-se angústia. 

É uma angústia que não se acaba mais. Você tá bem, sua esposa tá bem, seus filhos estão bem, mas aquela angústia, sabe, no peito, aquela dor, aquele vazio, aquela saudade de alguma coisa que não existe. Isso também, Júlia.

Por que acontece todas essas mudanças aqui na nossa vida da menopausa? Por que essas mudanças acontecem? Porque existe aquela dos três hormônios principais: estrogênio, progesterona e testosterona. A testosterona é uma das grandes responsáveis pela massa magra, você ficar firme e forte com vontade de viver e pelo seu libido. 

A progesterona é a primeira que baixa na vida das mulheres, porque ela é responsável para controlar a parte da menstruação, a parte de você chegar na sua melhor forma.

E o estrogênio é o grande cara, ele é responsável por 600 funções no nosso corpo. Uma delas é pela circunferência da nossa cintura, você pode ver que quando a gente vai ficando é mais que a gente não consegue mais chegar na nossa melhor forma. 

Muitas vezes a gente tá no melhor peso, mas a gente não tá na nossa melhor forma, e com isso a gente fica com a cintura mais quadradinha, mais arredondada. É que quando a gente vai perdendo o estrogênio, a gente vai ficando com esse formato mais redondinho.

Eu costumava falar que eu sou meia quadradinha, eu sou meia quadradinha. Nada é que dos 40, dos 40 e poucos, aí 50 anos, os sintomas da menopausa começaram a soltar na minha vida sem dó e nem piedade. 

Mas nada melhor do que a gente saber controlar tudo isso. Agora, o que eu queria falar para vocês é uma coisa muito interessante. Não aconteceu com vocês que o olho começa a tremer numa velocidade que parece muito estranha? Já aconteceu com alguma de vocês? O olho treme, treme, treme, treme, treme, treme, tremer assim.

Então, esse treme, treme até já falei aqui em outras lives, é um dos sintomas da menopausa. É que o olho grudado. Quando você vai bater no seu olho, ele gruda, porque ele não tem lubrificação. E aí o que que tá faltando? Para você aumentar o seu consumo de água, literalmente aumentar o seu consumo de água, tirar os doces da sua vida. 

E se quiser, inicialmente, até pode usar um lubrificante, mas o lubrificante só vai funcionar, o lubrificante à base de água, se você melhorar o seu estilo de vida.

Aproveite a nossa incrível promoção com o meu combo de três livros!

São três livros valiosos para te auxiliar nessa fase da menopausa e garantir que você viva bem e saudável.

O primeiro livro é uma receita completa de A a Z, com um delicioso detox incluso.

Você terá todas as orientações para uma alimentação equilibrada, focada nos sintomas da menopausa.

Lembre-se que a saúde é 80% exercícios e 20% alimentação, e os chás e probióticos também estão incluídos!

Outro livro incrível contém 30 sucos detox, cuidadosamente elaborados para melhorar diversos aspectos da sua vida durante a menopausa.

Enxaqueca, intestino, dores de cabeça, pele, cabelo, unhas… tudo isso será beneficiado com as receitas naturais presentes neste livro.

E não para por aí! O terceiro livro é uma verdadeira enciclopédia da menopausa, reunindo todas as informações que você precisa saber, mas que provavelmente nunca te contaram antes.

Dicas e experiências valiosas para enfrentar esse período desafiador com mais conhecimento.

Agora vem a melhor parte: esse combo está com um desconto especial, saindo por apenas R$ 97! Uma oportunidade única para você investir na sua saúde e bem-estar.

Mas atenção, esse valor promocional não ficará disponível por muito tempo.

Então, seja rápida e garanta o seu combo agora mesmo.

Deixe um comentário