Diferença entre Menopausa e Climatério

Toda mulher passa pela transformação da idade, quando chega a hora de enfrentar a menopausa e encarar frente-a-frente os seus sintomas.

No entanto, o que muitas não sabem é que o climatério chega bem antes da menopausa em si, e ele é o responsável por boa parte dos sintomas que começamos a sentir muito antes!

 

climatério

Imagine que você está prestes a fazer uma viagem! Você escolhe o destino, faz as malas, se prepara e deixa tudo pronto para que a viagem seja tranquila e segura. 

Ao chegar na estação, você descobre que a melhor forma é ir por um longo trem, que em cada parada apresenta mais sobre a cultura e o lugar de destino, antes da parada final.

O climatério é exatamente isso, a transição entre você, reproduzindo, menstruando e cheia de estrogênio, para o destino final onde finalmente sua menstruação acaba e os ovários ficam incapazes de reproduzir.

O que é o climatério?

O climatério, diferente da maioria das transições que passamos ao longo da vida, é longo, e provoca uma série de “paradas” em cada sintoma, enquanto caminhamos rumo à menopausa!

Nessa fase, o seu corpo está passando por uma série de mudanças hormonais, e têm todas essas mudanças sem nenhum aviso prévio. 

Por isso, é importante assim que completa os 40 anos, visitar um médico e pedir todos os exames médicos.

Mas, quais são os sintomas do climatério?

  • irregularidades no ciclo menstrual é um dos primeiros sintomas, que podem se tornar mais longos do que o normal ou intermitentes;
  • Ondas de calor repentinas;
  • Suor constante e exagerado;
  • Perda ou diminuição da libido (lubrificação vaginal);
  • Desconforto durante as relações sexuais;
  • Variações de humor;
  • Irritação;
  • Insônia;
  • Perda da elasticidade da pele;

Esses são os sintomas mais relacionados durante o clima, que pode durar em média até 8 anos até o início da menopausa.

 

O que é a menopausa?

Se você perguntar “o que é a menopausa” para qualquer mulher que passou por ela, certamente receberia uma série de reclamações sobre a fase.

Ao contrário da gravidez, ou do começo da menstruação, que são fases marcantes para qualquer mulher, a menopausa prevalece por mais tempo e marca o fim de um grande ciclo: O reprodutivo.

A menopausa simboliza o fim do sistema reprodutivo feminino, onde os ovários tornam-se incapazes de reproduzir novamente.

A menopausa também trás fim a menstruação, o que é para muitas mulheres um grande alívio.

No entanto, o fim dessa fase significa uma grande mudança hormonal, onde a mulher não só para com a produção de estrogênio, como perde a longo prazo a libido e também o desejo sexual. 

O mesmo acontece com o metabolismo que fica lento, e facilita o ganho de peso nessa fase, tornando ainda mais complicado esse momento. 

Mas afinal, qual é a diferença entre climatério e a menopausa?

A grande diferença entre a menopausa e o climatério é a menstruação.

Enquanto no climatério sofremos uma série de oscilações hormonais, deixando o ciclo menstrual imprevisível, na menopausa em si nós temos a total ausência do fluido, sendo esse o sinal definitivo do fim da reprodução.

O que você pode fazer para aliviar os sintomas da menopausa é…

Mudar o seu estilo de vida para vencer naturalmente os sintomas da menopausa!

Sem precisar de remédios, sem prejudicar o seu corpo e muito menos, usar tratamentos sintéticos que podem ou não, melhorar a situação.

Faça a melhor escolha para você e supere todos os sintomas da menopausa!

Leave a Reply