A insônia pode ser um sintoma da menopausa?

Você se sente cansada durante o dia por que dorme mal?

Se sim, saiba que essa sua insônia pode ser um sintoma da menopausa.

A insônia ou transtornos do sono são comuns em muitas fases de nossa vida, e para as mulheres que estão enfrentando a menopausa, a insônia pode ser mais frequente do que imaginam.

Um fato curioso sobre a insônia ou os transtornos do sono, é que acontecem com mais frequência em mulheres do que entre os homens, e pode ser considerada uma tendência maior no caso das mulheres.

Entre outros fatores, percebe-se que nós mulheres estamos muito mais suscetíveis à transtornos afetivos e ansiosos, por sermos mais emocionais e conectadas ao que acontece diariamente.

Ansiedade, estresse e menopausa …

Sentimentos de ansiedade e estresse contribuem para a maior ocorrência de insônia.

Outro fator que está atrelado à isso, é o que experimentamos ainda durante a menopausa. 

Para recapitular, a menopausa pode ser entendida como uma fase onde ocorre intensas variações hormonais, que afetam diretamente nossa vida.

Ou seja, períodos de intensa variabilidade hormonal, que marcam o fim do sistema reprodutivo,  estão relacionados com a maior incidência de transtorno de sono, e não apenas pelo estresse, ansiedade – fatores psicológicos citados acima.

Fatores físicos também interferem a vida de muitas mulheres que mantêm uma rotina diária sedentária e sem exercícios físicos. 

Mulheres na menopausa sofrem constantemente com insônia e cansaço excessivo

Que mulher consegue dormir quando há tantas mudanças de humor? 

Pois é, eu sei o quanto é difícil e o quanto o sono exerce um papel importante na nossa saúde mental e física. Ele é um processo dinâmico e é constituído basicamente por duas fases que se alternam durante o período em que dormimos.

Podemos dividir em sono REM e o sono não-REM. O sono REM caracteriza-se pela baixa amplitude das atividades cerebrais, acompanhada de perda do tônus muscular, de flutuações do pulso e da pressão arterial. É aquele sono que você relaxa por completo.

Quando você começa a sentir os calores noturnos (fogachos durante o sono) você começar a sentir mais dificuldade para dormir… Esse sintoma característico da menopausa constitui uma causa comum de insônia em mulheres, embora muitas delas não percebam a sua ocorrência ou tenham uma melhor avaliação de sua gravidade.

A insônia é apenas um dos sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa: muito além da insônia

Vale lembrar que a menopausa pode ser caracterizada por pelo menos 33 sintomas, e todos eles podem gerar transtornos do sono e insônia. Antes de buscar o tratamento mais adequado, é primordial que você conheça mais profundamente a fase em que você se encontra, e você descobrir tudo isso lendo gratuitamente a minha Enciclopédia da Menopausa.

A boa notícia é que a alimentação em conjunto com atividades físicas, são excelentes aliadas no combate a insônia.

Por isso, caminhadas, passeios de bicicleta e alongamentos são atividades que ajudam na flexibilidade e nas condições cardiovasculares, ou seja, atividades físicas constante ajudam a controlar os fogachos. Mas lembre-se, a atividade precisa ser prazerosa para você se sentir motivada a fazer pelo menos 3 vezes na semana.

Aproveite a hora dos exercícios físicos para se conectar com seu parceiro

Alimentação e exercícios: nossos aliados contra a insônia!

Além disso, os exercícios que exigem força estimulam os ossos a captar cálcio. Você pode ler meu meu artigo sobre o cardápio da menopausa, onde eu explico os melhores alimentos para você estimular a produção de hormônios e reduzir os sintomas dessa fase, inclusiva a insônia

Outra parte importante sobre a insônia na menopausa é a forma como nos alimentamos e q quantidade que ingerimos. Geralmente ficamos muito ansiosas, estressadas ou com constantes variações de humor. Sabe o que isso significa?

Significa que podemos nos alimentar de uma forma exagerada durante o dia ou à noite. 

Por isso, uma alimentação mais leve durante a noite favorece nosso sono, pois não iremos dormir com aquela sensação de barriga cheia sabe? Sugiro que você coma uma maçã, quando estiver ansiosa, ou grãos, pois eles ajudam a manter os níveis de glicose estáveis  e evitam a oscilação dos níveis de insulina no sangue.

Então, muitos alimentos demoram para digerir e podem agravar o sintoma de insônia. Então sempre tenha isso em mente quando for abrir a geladeira.

A alimentação é uma forte aliada no combate aos sintomas da menopausa

Alimentos que ajudam na insônia

Existem muitos alimentos capazes de ajudar na insônia e através das atividades físicas e uma dieta fitoestrogênica, você pode conquistar novamente aquele sono tranquilo, que há muito tempo ficou esquecido.

Sempre digo que a menopausa é um momento onde a mulher precisa se reinventar. Precisamos cuidar de nós mesmas como cuidamos de outras pessoas que amamos. A insônia, calores, fogachos e alternâncias de humor não são os principais vilões, mas sim nós mesmas que ainda não aprender a lidar e a aceitar essas mudanças.

Ou seja, é necessário entender tudo o que a menopausa causa no nosso corpo, entender nossos sentimentos e emoções. Nos perguntar: Mas porque eu não consigo dormir? Será só insônia? Será preocupação excessiva? Será os calores?

Por isso, precisamos nos compreender e entender a causa dos problemas que nos afligem nesse momento, porque só assim conseguiremos chegar nas soluções.

E elas existem. 

Então, para todos os sintomas da menopausa existe uma solução. Até mesmo para a sua insônia.

Cuide da sua saúde na menopausa

O livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa ajuda a relatar todo o estrogênio, que inevitavelmente, é perdido nesse período.

Esse livro é uma das edições disponíveis no Brasil que de fato, ajuda mulheres a emagrecer definitivamente depois dos 40 anos e dar fim, de uma vez por todas, nesses sintomas tão incômodos do climatério!

Todas as receitas do livro são comprovadamente eficaz no emagrecimento e alívio dos sintomas da menopausa, tudo de forma 100% natural, sem remédios, e sem que você preciso passar fome!

Sabe aquele calorão que vem subitamente e te deixa enxarcada de suor?

A enxaqueca que parece que vai explodir sua cabeça?

Aquele inchaço que não te deixa entrar nas roupas que você mais gosta, detonando sua autoestima?

São esses sintomas que o livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa vai te ajudar a eliminar! E tem mais, todas as receitas são práticas e fácil de fazer no seu dia-a-dia.

Por isso, não perca essa oportunidade e ainda hoje a eliminar os sintomas da menopausa!

Viva agora a melhor fase da sua vida.

Siga a @ ju.kress nas redes sociais e não perca nenhuma novidade, dicas, exercícios que vão te ajudar a viver uma vida saudável na menopausa, com todo o bem estar que você merece.

A criação de Julia Kress

Graças ao empenho e dedicação de Julia Kress, especialista em saúde da mulher, formada em comportamento humano e desenvolvedora desse Programa exclusivo, mais de 900 mulheres têm suas vidas transformadas e seu bem estar reestabelecido.

O livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa foi criado para ajudar mulheres a emagrecerem e aliviarem os sintomas da menopausa de forma rápida e definitiva!

E detalhe: todas as receitas são saborosas, fácil de fazer e com ingredientes de baixo custo.

A mudança nos hábitos é essencial para superar essa fase da menopausa da melhor forma, além de melhorar sua qualidade de vida.

Se você quer emagrecer, se livrar das ondas de calor, do inchaço, dores de cabeça e intestino preso que te impedem de ter uma vida mais feliz e alegre consigo…

Você pode começar agora mesmo transformar a sua vida, superar essa fase e se tornar uma nova mulher, mais divertida, independente, bem humorada e com controle total sobre o seu próprio corpo!

Adquira agora mesmo o livro 30 receitas para acabar com o calor da menopausa e come agora mesmo a eliminar os sintomas da menopausa!

A melhor estratégia para você vencer a menopausa é mudando o seu estilo de vida, e tudo começa pela alimentação.

Outros Artigos Recomendados para Você:

Leave a Reply