Cardápio para acabar com os sintomas da menopausa

Existem alimentos ‘mágicos’ capazes de ajudar nos sintomas da menopausa?

A resposta é sim, porém, esses alimentos precisam ser combinados a outros diversos fatores que ajudam no combate aos sintomas da menopausa. Uma boa dieta te ajudará a minimizar seus sintomas!

Antes de tudo, é importante dizer que os sintomas que você sente, como calores, insônia, mudanças de humor estão relacionados à diminuição da produção de hormônios. Existem diversos outros e você pode encontrar 33 sintomas aqui na Enciclopédia da Menopausa.

Então, analisando isso de um ponto científico, essa diminuição e oscilação da produção de hormônios no corpo da mulher é responsável pelos quadros depressivos, pelas mudanças de humor e por outros sintomas tão comuns nessa fase.

Ou seja, é aí que a alimentação entra como chave fundamental para o combate a todos esses sintomas.

Os cereais…

Certos tipos de alimentos, como cereais e grãos ajudam a manter os níveis de glicose estáveis  e evitam a oscilação dos níveis de insulina no sangue. Quando essas taxas estão desequilibradas ocorre a pressão alta, diabetes, problemas cardíacos e outras doenças de caráter físico e psicológico.

O cálcio…

Além desses cereais integrais e grãos, o cálcio exerce papel fundamental.

Sabe por quê? 

Porque durante a menopausa ocorre o  hipoestrogenismo, ou seja, a falta de estrogênio no corpo da mulher. Com isso, o colesterol total e o LDL-colesterol, conhecido como aquele ‘colesterol ruim’ aumentam no seu sangue.

Porém, também vale o alerta para o cuidado na hora de consumir alimentos que dificultam ou diminuem a absorção do cálcio na mesma refeição, como os ricos em cafeína (café, chá preto e mate) ou os ricos em ferro (carne, frango, feijão).
Ou seja, se comer carne no almoço, por exemplo, prepare um purê de batata sem leite…
Por isso, invista em legumes verdes, leites e derivados, cereais e frutas. A combinação desses conferem equilíbrio hormonal, pois eles contêm fitoesteróis. Então acrescente também no seu cardápio a soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis.
Outro alimento importantíssimo no combate aos sintomas da menopausa e que você deve ter no seu cardápio é o Ômega 3, vitaminas e outros antioxidantes, que favorecem o bom funcionamento das células, inclusive as dos ovários. 

Conheça mais alguns alimentos fitoestrogênicos
– Cúrcuma – também conhecida como açafrão
Além de ser ecomendado para ajudar a combater os sintomas da menopausa, evita câncer de pulmão, enfizema pulmonar e tem ação anti-inflamatória.
– Homus
Feito de grão de bico, contém o aminoácido da “felicidade”. Hoje ele é comercializado também na versão em pó e pode ser usado misturado à cúrcuma, trazendo bons resultados.
– Inhame e raíz de inhame
Considerado um alimento que ninguém dá muita “bola”, o inhame é rico em vitamina A, potássio, fósforo, magnésio, ácido fólico e vitamina C. É outro aliado que, além de ajudar a combater os sintomas da dmenopausa, traz muitos outros benefícios para o organismo.

Não deixe faltar nenhum desses itens no seu cardápio diário.

No entanto, quando a mulher pratica atividade física e se alimenta bem, as supra renais geralmente reagem a menopausa gerando hormônios precursores como pregnenolona e o DHEA, que são convertidos em estrogênio, progesterona e testosterona, não necessitando da reposição hormonal.

Então, combine todos esses alimentos com atividades físicas!
Por isso, aproveite qualquer espaço na sua casa e pratique exercícios físicos, pois estes combinados à alimentação fitoestrogênica ajudam no combate aos sintomas da menopausa.

A atividade física é excelente aliada no combate aos sintomas da menopausa

E, além de combater todos esses sintomas, ele te ajuda no seu bem estar e dificulta o ganho de peso tão comum dessa fase.

Alimentos fitoestrogênicos…

Alimentos com quercetina (maçã e cebola), coenzima Q10 (sardinha e aveia) e boro (frutas não cítricas, como pêssego, legumes e castanhas) também contribuem nesse período.

Com a ingestão desses alimentos, você reduz ou extingue os sintomas da menopausa. Todas as mudanças no seu corpo durante essa fase podem ser prevenidas ou amenizadas com um melhor controle dietético.

Você conseguiu perceber como os alimentos são importantes durante a menopausa? O conjunto desse cardápio e de atividades físicas podem ativar o metabolismo para você viver essa fase sem os sintomas!

É possível porque eu venci os calorões, a baixa autoestima e as diversas mudanças que a menopausa trouxe para mim.

Eu me reinventei, Ativei meu metabolismo em 20 dias, criei meu cardápio e fortifiquei meu relacionamento. Os alimentos são nossa fonte de energia e nutrientes, sendo um excelente aliado para a mulher durante a fase da Menopausa.

Por isso, comece hoje mesmo a fazer seu cardápio fitoestrogênico e comece imediatamente a sentir as mudanças que essa alimentação traz para a vida de todas as mulheres que estão passando pela fase da menopausa.

Cuide da sua saúde e qualidade de vida

Essas dicas de alimentação fito são essenciais para viver com qualidade de vida, especialmente após os 40 anos.

E para complementar essa alimentação saudável, tenho uma sugetão perfeita para você.

O meu livro digital Desafio Detox na Menopausa tem ajudado centenas de mulheres acima de 40 anos a terem mais energia como um corpo de 30.

O Desafio Detox na Menopausa é direcionado para mulheres nessa fase da vida. Nele você vai encontrar um protocolo prático de 30 dias para ativar o seu metabolismo, reduzir os calores e desinchar!

Você vai receber também:

– Um protocolo de sucos fitoestrogênicos elaborados por Julia Kress e sua nutricionista e alquimista alimentar, que possibilitam a ativação do metabolismo para começar a emagrecer e dominar os calores da menopausa!

– Um calendário de acompanhamento para imprimir e colar na sua geladeira. Assim você poderá acompanhar os dias de aplicação do método sem se perder! 

Uma ficha de anotações para imprimir e acompanhar o seu desenvolvimento, anotando seus resultados e como você está se sentindo a cada dia. 

 

 

Quer saber mais?

Clique aqui, e saiba tudo sobre esse programa transformador que vai te ajudar a cuidar da saúde na menopausa!

Quem é Julia Kress?

É especialista em saúde da mulher pelo programa “Advancing Women`s Health” da Universidade de Harvard Medical School e formada em Comportamento Humano por Tony Robbins.

Desde 2004, Julia ajuda mulheres a transformar suas vidas fazendo deste periodo da pré-menopausa a melhor fase de suas vidas.

Desenvolveu o programa “Domine a Menopausa”, a mentoria “Mulher Inabalável”, o programa “Vencendo a Menopausa”, ”, “Emagrecendo aos 40” e “Menopausa Sem Stress”.e autora dos livros “Como Dominar os Sintomas da Menopausa”, “Enciclopédia da menopausa”, “Viver bem na smenopausa”, “Desafio detox” e “20 dias para Ativação do Metabolismo na Menopausa”.

 

Outros Artigos Recomendados para Você:

Menopausa-e-osteoporose-300x200

Osteoporose na Menopausa

Osteoporose na menopausa Osteoporose.. Palavra difícil para um problema muito comum entre as mulheres. A osteoporose é uma doença bastante relacionada à longevidade do ser

LEIA MAIS >
tipos de salada para a menopausa

Alimentação fito e menopausa

Alimentação fito e menopausa O efeito dos fitos em mulheres na menopausa Os fito estrogênicos  são alimentos que contém uma substância muito benéfica para mulheres

LEIA MAIS >

Leave a Reply