Entenda tudo sobre problema no intestino na menopausa

Você tem mais de 40 anos e sofre com prisão de ventre ou problemas no intestino? Saiba que isso pode ser mais um dos sintomas da menopausa.

A prisão de ventre e outros problemas intestinais estão entre as mudanças causadas pela menopausa no corpo de mulher. 

Isso devido à redução do hormônio estrogênio, que desencadeia uma série de mudanças hormonais que com o estilo de vida errado, levam ao sobrepeso, irritabilidade, falta de libido, mudanças no humor e mais outros 70 sintomas diferentes … Entre eles, a constipação .

A constipação atinge cerca de 30% da população aqui no Brasil, mas com prevalência entre as mulheres. 

Além disso, a prisão de ventre pode se agravar com o avanço da idade e com hábitos de vida não saudáveis.

Mesmo que você não perceba, os hábitos são a principal causa de todas as mudanças no seu corpo, e quando você leva uma vida com alimentação baseada em guloseimas, fast food, frituras e muito mais, como profissionais aos 20 anos, por exemplo, o seu corpo piora ainda mais na menopausa.

Essa fase é caracterizada pelo fim da menstruação, desaceleração do metabolismo e a diminuição de libido.

E quando acompanha a alimentação errada, você intensiva outros sintomas como as Ondas de calor, e a prisão do intestino.

E o que destaca problemas no intestino?

Mais conhecida como prisão de ventre ou apenas como ‘problemas no intestino’, a constipação intestinal é um distúrbio alterado pela dificuldade frequente para evacuar.

Em outras palavras, as palavras a prisão de ventre interferem diretamente no bem-estar do intestino, causando inchaço na barriga, o acúmulo de gases, que causam incômodos.

Quando a menopausa se instala no corpo, um quadro de hipoestrogenismo associado a mudanças anatômicas e fisiológicas, comprometem o piso pélvico.

Por isso, as mulheres que estão na menopausa podem sofrer mais desse mal, que combinado com outros fatores e doenças, podem ter os sintomas agravadores.

Outras causas comuns são as dieta pobres em fibras, com pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de proteína animal. 

O que causa a prisão de ventre durante a menopausa?

A prisão de ventre também pode ser provocada pelo uso de certos medicamentos e por mudanças neurológicas e do metabolismo. 

Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências que interferem nos hábitos intestinais. 

Esses transtornos psicológicos também estão associados de forma direta com uma  menopausa .

Por isso, fique atenta: se considera um quadro típico de constipação quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e / ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo.

Uma dieta rica em fibras é excelente aliada contra problemas no intestino– o ideal é ingerir de 20 a 30 gramas de fibra por dia. 

A fibra também tem um papel de proteção da parede do intestino.

Além disso, é importante beber bastante água (aproximadamente dois litros por dia, se não houver contraindicação médica, pois pessoas com insuficiência cardíaca ou renal, por exemplo, podem não tolerar esse volume de líquido).

Dicas para evitar o intestino preso na menopausa

Os alimentos que contém fibra estão disponíveis de fácil acesso em supermercados e horkfrutis.

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo, por isso é importante seguir algumas dicas como:

1- Fique atento à tabela nutricional

Ao ir no mercado, compare as tabelas nutricionais de alimentos que vai consumir, e opte pelo que tem menos conservantes na lista de ingredientes, e nos que constam a maior quantidade de fibras.

2- Consuma a quantidade ideal de fibras

Ao estar na menopausa e sofrer com o intestino preso, é importante não deixar de se atentar ao consumo diário certo de fribras.

Isso quer dizer que a sua alimentação deve conter alimentos ricos em fibras, que vão ajudar o seu intestino a funcionar melhor.

3- Coma alimentos menos processados

Os melhores alimentos para quem tem o intestino preso, são os grãos, verduras e frutas.

Comer 100g de aveia por exemplo, é consumir o equivalente a 9,1 g de fibras.

Agora comer uma fruta como uma laranja, complementa em mais 4,1 g de fibra.

Existem diferentes opções de cardápios em que se pode complementar a dieta, por isso escolher alimentos saudáveis e come-los crus, por exemplo, garante a maior absorção de fibras pelo organismo, e consequentemente, a liberdade do intestino.

Opte por alimentos que contenham uma boa quantidade de fibras, e você pode ter isso e ainda emagrecer na menopausa, seguindo o livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa.

Prisão de ventre e dores intestinais podem ser sintomas da menopausa

A prisão de ventre é apenas um sintoma …

Vale ressaltar que a prisão de ventre é apenas um sintoma e não uma doença em si, o objetivo do tratamento é corrigir as causas do distúrbio. 

A maioria dos pacientes se beneficia com as mudanças na dieta e no estilo de vida para praticar atividades físicas, uma medida essencial para o bom funcionamento dos intestinos.

Você pode descobrir mais sobre dieta e atividades físicas para menopausa aqui.

Os sintomas da prisão de ventre podem variar de uma pessoa para outra, ou até mesmo variar de intensidade na mesma pessoa em diferentes crises e momentos da menopausa.

  • Número reduzido de evacuações;
  • Dificuldade para eliminar as fezes que se apresentam ressecadas, muito duras e pouco volumosas;
  • Sensação de esvaziamento incompleto dos intestinos.

Fique atenta aos outros sintomas …

Os sintomas citados acima não são os únicos. Desconforto, distensão e inchaço abdominal, mal-estar, gases e distúrbios digestivos são manifestações que também podem estar correlacionadas com a prisão de ventre.

Por isso, invista em dietas saudáveis e exercícios físicos, pois os mesmos garantem bem estar e nutrientes essenciais para uma mulher durante a fase da menopausa e em todos os momentos da sua vida!

Cuide da sua saúde na menopausa

O livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa ajuda a relatar todo o estrogênio, que inevitavelmente, é perdido nesse período.

Esse livro é uma das edições disponíveis no Brasil que de fato, ajuda mulheres a emagrecer definitivamente depois dos 40 anos e dar fim, de uma vez por todas, nesses sintomas tão incômodos do climatério!

Todas as receitas do livro são comprovadamente eficaz no emagrecimento e alívio dos sintomas da menopausa, tudo de forma 100% natural, sem remédios, e sem que você preciso passar fome!

Sabe aquele calorão que vem subitamente e te deixa enxarcada de suor?

A enxaqueca que parece que vai explodir sua cabeça?

Aquele inchaço que não te deixa entrar nas roupas que você mais gosta, detonando sua autoestima?

São esses sintomas que o livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa vai te ajudar a eliminar! E tem mais, todas as receitas são práticas e fácil de fazer no seu dia-a-dia.

Por isso, não perca essa oportunidade e ainda hoje a eliminar os sintomas da menopausa!

Viva agora a melhor fase da sua vida.

Siga a @ ju.kress nas redes sociais e não perca nenhuma novidade, dicas, exercícios que vão te ajudar a viver uma vida saudável na menopausa, com todo o bem estar que você merece.

A criação de Julia Kress

Graças ao empenho e dedicação de Julia Kress, especialista em saúde da mulher, formada em comportamento humano e desenvolvedora desse Programa exclusivo, mais de 900 mulheres têm suas vidas transformadas e seu bem estar reestabelecido.

O livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa foi criado para ajudar mulheres a emagrecerem e aliviarem os sintomas da menopausa de forma rápida e definitiva!

E detalhe: todas as receitas são saborosas, fáceis de fazer e com ingredientes de baixo custo.

A mudança nos hábitos é essencial para superar essa fase da menopausa da melhor forma, além de melhorar sua qualidade de vida.

Se você quer emagrecer, se livrar das ondas de calor, do inchaço, dores de cabeça e intestino preso que te impedem de ter uma vida mais feliz e alegre consigo mesma …

Você pode começar agora mesmo escolhendo transformar a sua vida, superar de vez essa fase e se tornar uma nova mulher, mais divertida, independente, bem humorada e com total controle sobre o seu próprio corpo!

Adquira agora mesmo o livro 30 receitas para acabar com o calor da menopausa e comece agora mesmo a eliminar os sintomas da menopausa!

A melhor estratégia para você vencer a menopausa é mudando o seu estilo de vida, e tudo começa pela alimentação.

Outros Artigos Recomendados para Você:

Leave a Reply