Menopausa precoce – reconheça os sintomas.

Você conhece os sintomas da menopausa precoce?

Se você sente calores noturnos, fogachos e mudanças de humor e tem menos de 45 anos saiba que esses são sintomas típicos da menopausa precoce, mas não os únicos.

A menopausa é uma fase na qual toda a mulher irá passar quando atingir a idade adulta.

Ela é caracterizada pela diminuição das concentrações dos hormônios femininos – estrogênio e progesterona. A ausência da produção desses hormônios é irreversível, ou seja, quando se inicia a fase da menopausa a mulher é incapaz de produzi-los novamente.

Isso porque todos os óvulos que a mulher produz ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no instante do nascimento. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa).

Às vezes, a fase da menopausa e climatério é assintomática. No entanto, a maioria das mulheres começa a apresentar sintomas de intensidade variável já no início do climatério, sintomas que se intensificam com a diminuição progressiva das concentrações dos hormônios sexuais femininos.

Os sintomas mais comuns da menopausa são:

as ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga muscular.

· Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo

· manifestações urogenitais, tais como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e premência para urinar, incontinência urinária, infecções urinárias e ginecológicas,

· ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido

Consequência psicológicas na menopausa precoce.

Juntamente com esses sintomas, ainda podemos descrever as consequência psíquicas para a mulher durante a fase da menopausa.

A redução dos níveis de estrógeno e progesterona interfere com a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central.

Por isso, como consequência, aumentam as queixas de irritabilidade, labilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia.

Não se pode deixar de dizer que muitas mulheres podem apresentar esses sintomas sem ainda terem iniciado a fase da menopausa. Isso tudo porque o dia a dia, o trabalho e o estresse diário muitas vezes nos privam de sensações prazerosas.

Ou seja, antes de tudo é necessário você procurar um médico e solicitar exames nos quais você consiga analisar suas taxas hormonais e saber quais os seus níveis de hormônios femininos. São mais de 33 sintomas possíveis durante a menopausa, como você pode descobrir aqui, na Enciclopédia da Menopausa.

Aqui estão 5 coisas que você precisa saber sobre a menopausa precoce:

1. Não é muito cedo para conversar com seu profissional de saúde

Se os seus períodos mudarem significativamente (se tornarem visivelmente mais longos ou mais curtos ou variarem muito da sua rotina habitual) ou parar por três ciclos antes dos 45 anos, marque uma consulta para uma avaliação e novos exames. Períodos perdidos também podem ser um sinal de outros problemas de saúde.

Se você estiver enfrentando menopausa prematura ou precoce, corre o risco de múltiplas conseqüências para a saúde a longo prazo, incluindo doenças cardíacas, demência, parkinsonismo e osteoporose, se não fizer terapia hormonal, denominada terapia de “reposição” hormonal nessas circunstâncias.

O seu médico pode ajudá-lo a determinar se você está realmente com menopausa prematura ou precoce.

2. É bom que você saiba que existe uma infinidade de tratamentos para aliviar os sintomas iniciais, não necessariamente você precisa tomar hormônios

Com o tratamento da terapia hormonal você assume os riscos para sua saúde. Existe uma infinidade de pesquisas nos Estados Unidos, inclusive em setembro de 2019, orgão regulador FDA (A FDA controla todos os novos e antigos produtos, todos são minuciosamente estudados e testados para poderem ir para as lojas para serem aprovados.

É também função da FDA testar não apenas alimentos, mas também medicamentos e cosméticos, para evitar que consumidores sejam lesados, prejudicados, ou até mesmo tenham a saúde prejudicada..) que afirmam que hormônios bioideticos feitos na farmacia de manipulação não possuem comprovação cientìfica da sua eficácia.

No entanto, a terapia hormonal pode não aliviar todas as alterações associadas à perda precoce de estrogênio, particularmente alterações de humor e disfunção sexual.

3. Seus planos familiares podem mudar.

Se você deseja ter uma família, pode ser necessário considerar opções como congelar embriões ou óvulos. Se você planejou ter filhos, talvez seja necessário imaginar um novo sonho, como construir sua família por meio de fertilização in vitro com óvulos de doadores, adoção ou barriga de aluguel.

4. Você pode recuperar sua sensualidade.

Se você estiver com pouco desejo sexual ou secura vaginal, converse com a sua sexóloga. O tratamento da prática da ginástica íntima, alimentação direcionada, hidratação e sucos da alquimia alimentar.

Agem com muita eficácia na secura vaginal. Para algumas mulheres com baixo desejo sexual que passam pela menopausa precoce ou prematuramente, a terapia com testosterona pode até ser apropriada, você assume os riscos. E fale com seu parceiro também. Uma boa comunicação está associada a uma maior satisfação sexual.

5. Você pode precisar de suporte extra.

Se você estiver na menopausa precoce ou prematura, pode precisar de mais tempo e apoio para aceitar seu diagnóstico e as consequências, incluindo o possível impacto a longo prazo na saúde e a perda de fertilidade.

Compartilhar suas preocupações com seu parceiro, amigos e seu médico ou psicólogo pode ajudar. Compreender o que está acontecendo com seu corpo e o que você pode fazer sobre isso é fundamental.

Esclarecendo a menopausa precoce

Como dito anteriormente, uma menopausa precoce pode ocorrer por vários fatores, um deles é o familiar, quando a sua mãe ou sua irmã mais velha tem uma menstruação àqueles dados específicos e isso também ocorre com você.

Existem alguns trabalhos clínicos que apresentam essa relação da menstruação da mãe com a menstruação da filha, porém isso não é uma regra.

Há outros fatores que também podem antecipar a menopausa em uma mulher mais jovem: o tratamento contra o câncer é um deles. A radioterapia tem como objetivo destruir as células cancerígenas, por isso, dentre alguns sintomas dela está o de levar a falência ovariana.

Outro exemplo são as mulheres que sofrem de doenças autoimunes como, por exemplo, o lúpus e a inflamação da tireóide que podem necessitar de medicamentos que acabam levando à menopausa.

Ou seja, não é propriamente dito a doença que leva à menopausa precoce, e sim o efeito da utilização desses medicamentos.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Tudo que você precisa para perder peso na menopausa e eliminar os sintomas você encontra aqui.

E-books feitos para a mulher na menopausa perder peso com facilidade e sem precisar parar de comer. 

São livros focados na sua saúde e bem estar, com receitas deliciosas que criam a Reposição hormonal natural e na perda de peso.

Você pode adquirir os principais e-books que mulheres de todo o Brasil, e de mais 8 países já aprovaram. 

Garanta já o seu e-book com preço exclusivo, e comece a eliminar todos os sintomas da menopausa!

Clique no botão abaixo e peça o seu. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!