Enxaqueca na Menopausa – o que fazer?

 

Você sente dores de cabeça constantes, e não faz ideia de por que isso acontece? Essa pode ser a famosa enxaqueca da menopausa!

Especialistas confirmam que as mulheres com enxaqueca ressaltam que as crises parecem piorar no período antes e durante a menopausa.

A enxaqueca é considerada um problema de saúde pública de grandes proporções, com um enorme impacto, tanto a nível individual, como na sociedade.  

A enxaqueca é uma perturbação neurológica muito comum e frequentemente incapacitante, tendo sido classificada pela Organização Mundial de Saúde como a 19ª doença mais incapacitante a nível mundial.

Se para uma pessoa “normal” já é extremamente difícil lidar com a enxaqueca, imagina para uma mulher já enfrentando tantas mudanças no corpo no período da menopausa?

Tendo em conta que a enxaqueca acompanha muitas vezes o doente durante uma grande parte da sua vida, assiste-se frequentemente a uma deterioração do seu estado de saúde e da sua qualidade de vida. 

Praticamente, todas as pessoas que sofrem com frequência enxaqueca, têm uma redução nas suas atividades sociais e capacidade de trabalho.

Mas afinal, o que a enxaqueca tem relação com a menopausa?

Estima-se que 25% das mulheres nos Estados Unidos que sofrem de enxaqueca, vivenciam entre quatro ou mais ataques severos por mês de enxaqueca.

Durante as crises cerca de 53,7% das doentes referem uma acentuada incapacidade funcional ou a necessidade de repouso. 

O impacto a nível social inclui custos diretos e indiretos e está majoritariamente relacionado com a diminuição da produtividade, desânimo na realização de atividades antes prazerosas. 

Entre associadas à enxaqueca, tem-se vindo a destacar a influência dos hormônios  esteroides femininos ao longo da vida reprodutiva da mulher. De fato, a noção clínica de que vários marcos hormonais, como a menarca, a gravidez e a menopausa, cursam com alterações relevantes na evolução da enxaqueca, sugere essa associação. 

Existe ainda evidência clínica de que o estrogênio contribui para a elevada permanência da enxaqueca na mulher, assim como para alterações na frequência e gravidade das crises.


Vários estudos sugerem que durante o climatério, período de grande instabilidade hormonal, a enxaqueca sofre um agravamento, enquanto na menopausa já estabelecida se verifica uma melhoria, com diminuição do número e rigor das crises. 

À medida que a mulher entra na menopausa e os níveis de estrogênio se tornam mais baixos e estáveis, parece existir uma diminuição da prevalência da enxaqueca.

Como seus hábitos influenciam na enxaqueca

O desconforto da enxaqueca pode perdurar de 4 a 72 horas, muitas vezes acompanhado de náuseas, vômitos, intolerância à luz, sons, cheiros que somente você sente. Costuma deixar uma sensação parecida de uma ressaca quando vai embora.

Quando você sente uma dor de cabeça que parece que vai explodir, de imediato o pensamento é de marcar uma consulta com o médico. Embora a medicina possa salvá-lo da dor de cabeça temporariamente, a solução a longo prazo está em repensar seus hábitos e comportamentos.

Saiba o que pode estar potencializando a enxaqueca e como resolver esse problema.

Dormir pouco – o ideal é que você consiga dormir, pelo menos, oito horas por noite.

Perder a paciência por qualquer motivo – sabe aquela TPM que não acaba mais? Isso só piora a enxaqueca. Conte até 10, respire fundo e só depois fale o que precisa ser falado.

Pular refeições – Isso faz o açúcar baixar no sangue, por isso, mantenha sempre com você um lanche, água e se alimente a cada 3, 4 horas. Por mais que você tenha uma rotina corrida, não deixe para comer apenas à noite.

Postura incorreta – posturas erradas adicionam tensão aos ombros, ao pescoço e com isso a enxaqueca ataca. Procure sentar com a coluna ereta e evitar a postura com os ombros curvados.

Tomar muito café – tem muitas pessoas que tomam café o dia inteiro, isso desidrata o corpo. O ideal seria optar por café descafeinado, mas para quem não consegue, é preciso diminuir a quantidade consumida durante o dia.

Beber pouca água – muitas pessoas passam praticamendte o dia todo sem beber água e esse é um dos problemas que induz à dor de cabeça. O ideal é que você tome um copo de 300ml a cada 1 ou 2 horas

 

Como evitar a Enxaqueca na Menopausa?

Evitar o consumo de alimentos que podem desencadear a dor de cabeça como leite, laticínios, chocolate e bebidas alcoólicas, outras dicas para combater a dor de cabeça na menopausa são:

  • Apostar nos alimentos ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E como banana e amendoim pois eles ajudam a regular os níveis hormonais;

 

  • Comer mais alimentos ricos em cálcio e magnésio como nozes, gramíneas e levedura de cerveja pois ajudam a minimizar a dilatação das artérias carótidas beneficiando a circulação;

  • Consumir diariamente alimentos ricos em triptofano como peru, peixe, banana pois eles aumentam a serotonina a nível cerebral;

  • Reduzir o sal da alimentação pois ele favorece a retenção de líquidos que também pode causar a dor de cabeça;

  • Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia pois a desidratação também pode causar dor de cabeça;

  • Fazer exercícios regularmente para evitar o estresse, diminuir a tensão e melhorar a circulação sanguínea além de evitar diversas doenças,Veja aqui o que eu escrevi sobre exercícios físicos na menopausa;

  • Tomar um chá de salva preparado com as folhas frescas da erva. Basta adicionar 2 colheres das folhas picadas em 1 xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber a seguir.

Agora você já sabe o que deve e o que não deve fazer se quiser se ver livre da enxaqueca na menopausa.

Quer saber mais sobre quais alimentos EXATAMENTE você deve consumir para aliviar os sintomas da menopausa?! 

Transforme sua vida com esse livro!

Enciclopédia da menopausa

Quer entender tudo sobre a menopausa e aprender a lidar da melhor forma com esta nova fase?

Então, conheça o livro digital Enciclopédia da Menopausa.

Neste livro você irá aprender de forma prática e intuitiva sobre os sintomas da menopausa, transformações no seu corpo e humor durante estas fases e as principais dúvidas que toda mulher precisa entender durante a menopausa.

O livro é 100% digital e você terá em mãos logo após sua compra.

Clique agora no botão abaixo e garanta já o seu!