Perigos do sedentarismo para mulheres acima dos 40

Sedentarismo é a falta ou a diminuição de atividade física regular. Pode ser definido como prática de atividade física leve semanal inferior a 150 minutos, embora não esteja necessariamente associado à falta de atividade esportiva.

Para não ser considerado sedentário, o indivíduo precisa realizar atividades físicas de intensidade moderada, pelo menos 5 vezes por semana durante 30 minutos, ou atividades físicas de intensidade vigorosa, pelo menos 3 vezes por semana, durante 20 minutos.

Atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pelo músculo esquelético que gera um gasto energético.

Já o conceito de exercício físico é definido como uma atividade física organizada, planejada, estruturada e repetida que tem o objetivo de melhorar ou manter um ou mais componentes da aptidão física.

Mas o que o sedentarismo influência?

Como já sabemos o metabolismo da mulher na menopausa fica mais lento, se a vida dessa mulher já for uma vida sedentária, associada a hábitos não saudáveis e dietas calóricas, é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças :como hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio, além da atrofia muscular que dificulta a realização de tarefas simples do dia-a-dia.

De acordo com a Sociedade Americana de Menopausa, mulheres sedentárias têm mais risco de apresentar sintomas graves relacionados à menopausa do que aquelas que praticam atividades físicas regularmente.

A conclusão é de um estudo realizado com cerca de 6 mil voluntárias em 11 países da América Latina e publicado pela revista “Menopause”, da Sociedade Americana de Menopausa (Nams, na sigla em inglês).

Os pesquisadores monitoraram 20 centros de saúde latino-americanos por onde passaram as mulheres analisadas — todas com idades entre 40 e 59 anos. Elas preencheram questionários relacionados à depressão, ansiedade, insônia e exercício físico.

As mulheres que faziam meia hora de atividades físicas, como caminhada e natação, menos de três vezes por semana foram classificadas como sedentárias.

Neste grupo, estavam 64% das participantes, e entre elas, 16% demonstraram sintomas de menopausa severos. Já entre as mulheres que se exercitavam três ou mais vezes por semana, apenas 11% apresentavam os sintomas graves da menopausa. A prática esportiva aumenta a qualidade de vida da mulher durante a menopausa.

De acordo com o estudo, a atividade física pode reduzir o risco de câncer de mama e cólon, demência, ataque cardíaco, derrame cerebral e depressão.

Além disso, evita a perda de massa muscular e osteoporose e aumenta a eficiência do sistema imunológico.

O estudo mostra que uma caminhada diária de apenas uma hora pode reduzir o risco de obesidade em 24%.

Então ,para termos uma vida fora do sedentarismo é recomendável a realização de atividades físicas moderadas em média cinco vezes por semana, no mínimo 30 minutos por dia.

Praticar atividades esportivas é uma boa solução para deixar de ser sedentária, seja correr, caminhar, pedalar, nadar, etc. Mas, mesmo sem praticar atividades esportivas, fazer muitos movimentos corporais durante o dia já é um bom começo(fazer caminhadas, faxina na casa, etc).

Outra dica: Procure sempre um profissional educador físico para te orientar em relação as suas atividades e não esqueça de visitar o seu médico regularmente.

Saiba também como acelerar o metabolismo saindo do sedentarismo

1 – Aumentar o nível de hidratação

Essa hidratação pode ser feita tanto com água quanto com chá, fica a seu critério, o mais importante é você não chegar ao ponto de ficar com muita sede. Na verdade, quando você sente é porque já está precisando de hidratação.

Mas qual é a quantidade ideal de água?

Cada pessoa tem uma quantidade específica, segundo a orientação de especialistas, para cada 20 quilos que a pessoa pesa, precisa tomar 1 litro de água. Ou seja, se você pesa 60 quilos, precisa beber 3 litros por dia.

2 – Treino de alta intensidade

A musculação para a mulher na menopausa é fundamental. Mas não saia por aí fazendo um treino de alta intensidade sozinha, converse com seu treinador físico sobre treino intervalado, ou seja, musculação junto com atividade aeróbica.

Quando o seu corpo está sob forte estress, como cansaço positivo por conta do exercício físico, seu metabolismo acelera consideravelmente.

E não se esqueça, antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental a autorização do seu médico.

3 – Permaneça ativa ao longo do dia

É fundamental que você permaneça ativa o máximo possível ao longo do seu dia. Apesar das facilidades como elevador, controle remoto, ficar sentada em frente ao computador, existem muitas possibilidades de você ficar ativa no seu dia.

Por exemplo, ao invés de subri de elevador, esolha as escadas, ao invés de descer em um ponto próximo do seu trabalho, desça um pouco mais distante, ao invés de estacionar o carro próximo do trabalho, estacione mais distante.

Tudo isso vai te deixar mais ativa ao longo do seu dia.

4 – Tenha uma boa noite de sono

Você precisa de, no mínimo, 6 horas de sono, então deixe aquela série que você adora para outro horário e procure descansar.

Qauando você não tem uma boa noite de sono é arivado um hormônio chamado grelina que vai abrir o seu apetite no dia seguinte e você terá muita vontade de comer guloseimas.

5 – Consuma alimentos termogênicos

São exemplos de alimento termogênico: rúcula, gengibre, cúrcuma, chá verde, etc.

Caso você tenha pressão alta não deixe de consultar seu médico.

Transforme sua vida com esse livro!

Enciclopédia da menopausa

Quer entender tudo sobre a menopausa e aprender a lidar da melhor forma com esta nova fase?

Então, conheça o livro digital Enciclopédia da Menopausa.

Neste livro você irá aprender de forma prática e intuitiva sobre os sintomas da menopausa, transformações no seu corpo e humor durante estas fases e as principais dúvidas que toda mulher precisa entender durante a menopausa.

O livro é 100% digital e você terá em mãos logo após sua compra.

Clique agora no botão abaixo e garanta já o seu!