Metabolismo Travado é sinal de Menopausa?

Metabolismo travado é sinal de menopausa?

Você passou a lidar com dificuldade de emagrecer após os 40 anos de idade, e não faz a menor ideia de porque isso está acontecendo?

Você pode estar passando pelo que os médicos chamam de “Menopausa e Síndrome Metabólica”.

Isso significa que a sua dificuldade de emagrecer pode estar associada a um efeito da chegada da menopausa.

No entanto, muitas mulheres antes dessa fase já começam a notaram o ganho de peso. 

E isso acontece quando se tem uma rotina sedentária, com maus hábitos alimentares que com a chegada de idade, se tornam prejudiciais ao seu corpo.

Uma dessas consequências, é a dormência do seu metabolismo.  

Como identificar esses sintomas!

  1. Entendendo a Síndrome Metabólica                     

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2018), a Síndrome Metabólica teor um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam conforme as chances de desenvolver cardíacas, derrames, obesidade e diabetes.
Sendo assim, uma síndrome metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, por isso, também é conhecida como síndrome de resistência à insulina.

Nesse sentido, isso significa que a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue.

2. Pesquisadores comprovam a relação da Menopausa com a Síndrome Metabólica

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione do Rio de Janeiro (IEDE, 2013) constatou que a incidência de doenças cardiovasculares aumentam consideravelmente após a menopausa.

De acordo com o estudo, a síndrome metabólica é mais prevalente com a chegada da menopausa, podendo ter importante papel na ocorrência de infarto do miocárdio.

Dessa forma, de acordo com os pesquisadores, a obesidade é um componente primordial da síndrome metabólica, se associa ainda ao aumento do aumento do câncer de mama, endométrio, intestino, esôfago e rim.

3. Riscos da chegada da Menopausa

Além disso, de acordo com a pesquisa, os componentes mais prevalentes da síndrome metabólica em 118 mulheres iranianas pós-menopausa foram a obesidade e a hipertensão arterial, sendo que quanto maior o número de componentes presentes, maior o risco cardiovascular.

Sendo assim, é recomendado que mulheres após os 40 anos comecem a mudar seus hábitos de vida, para atuar de forma preventiva nos efeitos da menopausa.

Por isso, o tratamento da obesidade deve se basear na orientação alimentar adequada e na realização de atividade física regular, observando-se que a perda de 5% a 10% do peso corporal já se acompanha de melhora metabólica e cardiovascular.

Dessa forma, exercícios físicos como musculação, hiit e circuito funcional são capazes de melhorar a resistência insulínica em mulheres na pós-menopausa.

4. Tratamento par Síndrome Metabólica

O tratamento da síndrome metabólica se baseia na mudança de hábitos de vida e, quando necessário, no emprego de medicação dirigida aos seus componentes. Por isso, recomendamos que você adquirir profissionais capacitados em casos auxiliares, como especialistas em menopausa, médicos e nutricionistas.

Na presença de sintomas de síndrome do climatério (calores, ganho de peso, irritabilidade, ansiedade entre outros), a adesão de uma ALIMENTAÇÃO QUE ESTIMULE A PRODUÇÃO NATURAL DE ESTROGÊNIO também é obrigar a reduzir os sintomas sintomas esses e atuar na síndrome metabólica.

5 passos para acelerar o seu metabolismo

  1. Aumentar o nível de hidratação

Essa hidratação pode ser feita tanto com água quanto com chá, fica a seu critério, o mais importante é você não chegar ao ponto de ficar com muita sede.

Na verdade, quando você sente é porque já está precisando de hidratação.

Mas qual é a quantidade ideal de água?

Cada pessoa tem uma quantidade específica, segundo a orientação de especialistas, para cada 20 quilos que uma pessoa pesa, precisa tomar 1 litro de água. Ou seja, se você pesa 60 quilos, precisa beber 3 litros por dia.

2. Treino de alta intensidade

A musculação para a mulher na menopausa é fundamental.

Mas não saia por aí fazendo um treino de alta intensidade sozinha, converse com seu treinador físico sobre treino intervalado, ou seja, musculação junto com atividade aeróbica.

Quando o seu corpo está sob forte estresso, como cansaço positivo por conta do exercício físico, seu metabolismo acelera consideravelmente.

E não se esqueça, antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental a permissão do seu médico.

3. Permaneça ativa ao longo do dia

É fundamental que você permaneça ativa o máximo possível ao longo do dia. Apesar das facilidades como elevador, controle remoto, ficar sentada em frente ao computador, existem muitas possibilidades de você ficar ativa no seu dia.

Por exemplo, ao inversor de subir de elevador, escolher como escadas, ao buscar de descida em um ponto próximo do seu trabalho, desça um pouco mais distante, ao estimular estacionar o carro próximo do trabalho, estacione mais distante.

Tudo isso vai te deixar mais ativa ao longo do seu dia.

4. Tenha uma boa noite de sono

Você precisa de, no mínimo, 6 horas de sono, deixe aquela série que você adora para outro horário e descansar.
Qauando você não tem uma boa noite de sono é arivado um hormônio chamado grelina que vai abrir seu apetite no dia seguinte e você terá muita vontade de comer guloseimas.

5. Consuma Alimentos termogênicos

São exemplos de alimento termogênico: rúcula, gengibre, cúrcuma, o chá verde, etc.


Caso você tenha pressão alta não deixe de consultar seu médico.

Fontes: 

– Menopausa e Síndrome Metabólica. Ricardo M. R. Meirelles. Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione(IEDE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2013

– O que é a Síndrome Metabólica. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2018 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Tudo que você precisa para perder peso na menopausa e eliminar os sintomas você encontra aqui.

E-books feitos para a mulher na menopausa perder peso com facilidade e sem precisar parar de comer. 

São livros focados na sua saúde e bem estar, com receitas deliciosas que criam a Reposição hormonal natural e na perda de peso.

Você pode adquirir os principais e-books que mulheres de todo o Brasil, e de mais 8 países já aprovaram. 

Garanta já o seu e-book com preço exclusivo, e comece a eliminar todos os sintomas da menopausa!

Clique no botão abaixo e peça o seu. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!