Metabolismo Travado é sinal de Menopausa?

Metabolismo travado é sinal de menopausa?
Você passou a lidar com dificuldade de emagrecer após os 40 anos? Você pode estar passando pelo o que os médicos chamam de “Menopausa e Síndrome Metabólica”.  
Isso significa que a sua dificuldade de emagrecer pode estar associada a um efeito da chegada da menopausa. Dessa forma, no artigo a seguir, reunimos pesquisas que podem te ajudar a identificar esse efeito. 
1. Entendendo a Síndrome Metabólica
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2018) a  Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames, obesidade e diabetes.
Sendo assim, a Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, por isso, também é conhecida como síndrome de resistência à insulina.

Nesse sentido, Isso significa que a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue.
2. Pesquisadores comprovam a relação da Menopausa com a Síndrome Metabólica.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione do Rio de Janeiro (IEDE,2013) constatou que a incidência de doenças cardiovasculares aumentam consideravelmente após a menopausa. 

De acordo com o estudo, a síndrome metabólica é mais prevalente  com a chegada da menopausa, podendo ter importante papel na ocorrência de infarto do miocárdio. 

Dessa forma, de acordo com os pesquisadores, a obesidade é um componente primordial da síndrome metabólica, se associa ainda ao aumento da incidência de câncer de mama, endométrio, intestino, esôfago e rim. 
3. Riscos da chegada da Menopausa

Além disso,  de acordo com a pesquisa, os componentes mais prevalentes da síndrome metabólica em 118 mulheres iranianas pós-menopausa foram a obesidade e a hipertensão arterial, sendo que quanto maior o número de componentes presentes, maior o risco cardiovascular.
Sendo assim, é recomendado que mulheres após os 40 anos comecem a mudar seus hábitos de vida, para atuar de forma preventiva nos efeitos da menopausa.  

Por isso, o tratamento da obesidade deve se basear na orientação alimentar adequada e na realização de atividade física regular, observando-se que a perda de 5% a 10% do peso corporal já se acompanha de melhora metabólica e cardiovascular. 

Dessa forma, exercícios físicos como musculação, hiit e circuito funcional são capazes de melhorar a resistência insulínica em mulheres na pós-menopausa.
4. Tratamento par Síndrome Metabólica.

O tratamento da síndrome metabólica se baseia na mudança de hábitos de vida e, quando necessário, no emprego de medicação dirigida aos seus componentes. Por isso, recomendamos que você procure profissionais capacitados a te auxiliar nesses casos, como especialistas em menopausa, médicos e nutricionistas.

Na presença de sintomas de síndrome do climatério (calores, ganho de peso, irritabilidade, ansiedade entre outros), a adesão de uma ALIMENTAÇÃO QUE ESTIMULE A PRODUÇÃO NATURAL DE ESTROGÊNIO também é indicada para reduzir os sintomas esses sintomas e atuar na síndrome metabólica. 

5 soluções para acelerar o metabolismo:
1 – Aumentar o nível de hidratação
Essa hidratação pode ser feita tanto com água quanto com chá, fica a seu critério, o mais importante é você não chegar ao ponto de ficar com muita sede. Na verdade, quando você sente é porque já está precisando de hidratação.
Mas qual é a quantidade ideal de água?
Cada pessoa tem uma quantidade específica, segundo a orientação de especialistas, para cada 20 quilos que a pessoa pesa, precisa tomar 1 litro de água. Ou seja, se você pesa 60 quilos, precisa beber 3 litros por dia.
2 – Treino de alta intensidade
A musculação para a mulher na menopausa é fundamental. Mas não saia por aí fazendo um treino de alta intensidade sozinha, converse com seu treinador físico sobre treino intervalado, ou seja, musculação junto com atividade aeróbica.
Quando o seu corpo está sob forte estress, como cansaço positivo por conta do exercício físico, seu metabolismo acelera consideravelmente.
E não se esqueça, antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental a autorização do seu médico.
3 – Permaneça ativa ao longo do dia
É fundamental que você permaneça ativa o máximo possível ao longo do seu dia. Apesar das facilidades como elevador, controle remoto, ficar sentada em frente ao computador, existem muitas possibilidades de você ficar ativa no seu dia.
Por exemplo, ao invés de subri de elevador, esolha as escadas, ao invés de descer em um ponto próximo do seu trabalho, desça um pouco mais distante, ao invés de estacionar o carro próximo do trabalho, estacione mais distante.
Tudo isso vai te deixar mais ativa ao longo do seu dia.
4 – Tenha uma boa noite de sono
Você precisa de, no mínimo, 6 horas de sono, então deixe aquela série que você adora para outro horário e procure descansar.
Qauando você não tem uma boa noite de sono é arivado um hormônio chamado grelina que vai abrir o seu apetite no dia seguinte e você terá muita vontade de comer guloseimas.
5 – Consuma alimentos termogênicos
São exemplos de alimento termogênico: rúcula, gengibre, cúrcuma, chá verde, etc.
Caso você tenha pressão alta não deixe de consultar seu médico.
Conheça o programa online Vencendo a menopausa!
Cuide da saúde na menopausa.
O programa Vencendo a menopausa, além de ajudar a repor o estrogênio inevitavelmente perdido nesse período, é o único no Brasil que ajuda mulheres a emagrecer definitivamente depois dos 40 anos e dar fim, de uma vez por todas, nesses sintomas tão incômodos do climatério, com um método 100% comprovado e totalmente natural, sem remédios.
Sabe aquele calorão que vem subitamente e te deixa enxarcada de suor?
A enxaqueca que parece que vai explodir sua cabeça?
Aquele inchaço que não te deixa entrar nas roupas que você mais gosta, detonando sua autoestima?
Com o VENCENDO A MENOPAUSA esses problemas acabaram.
É isso mesmo! Repor um hormônio tão importante como estrogênio, emagrecer definitivamente e viver bem com um método 100% natural.
Incrível, não é mesmo?
A criação de Julia Kress
Graças ao empenho e dedicação de Julia Kress, especialista em saúde da mulher, formada em comportamento humano e desenvolvedora desse programa exclusivo, mais de 900 mulheres tiveram suas vidas transformadas e seu bem estar reestabelecido.
O vencendo a menopausa é direcionado para mulheres nessa fase do climatério, disponível em PDF e vídeo aulas.
Um programa que vai cuidar desde a sua alimentação até os exercícios adequados que vão transformar sua vida.
Quer saber mais?
Clique aqui, e saiba tudo sobre esse programa transformador que vai te ajudar a cuidar da saúde na menopausa!
Siga Julia Kress nas redes sociais.

 

 

COMECE A DESTRAVAR O SEU METABOLISMO!

Protocolo de Sucos Fito estrogênicos para reduzir efeitos da menopausa.

Fontes: 

– Menopausa e Síndrome Metabólica. Ricardo M. R. Meirelles. Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione(IEDE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2013

– O que é a Síndrome Metabólica. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2018 

Outros Artigos Recomendados para Você:

Menopausa-e-osteoporose-300x200

Osteoporose na Menopausa

Osteoporose na menopausa Osteoporose.. Palavra difícil para um problema muito comum entre as mulheres. A osteoporose é uma doença bastante relacionada à longevidade do ser

LEIA MAIS >
tipos de salada para a menopausa

Alimentação fito e menopausa

Alimentação fito e menopausa O efeito dos fitos em mulheres na menopausa Os fito estrogênicos  são alimentos que contém uma substância muito benéfica para mulheres

LEIA MAIS >

Leave a Reply