Você sabe o que é câncer de endométrio?

Câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais frequentes que acomete principalmente mulheres na pós-menopausa, que fica logo acima dos 60 anos. 

No entanto, há em média de 20% dos casos que se concentram antes, na pré-menopausa, e apenas 5% dos casos antes dos 40 anos. 

Quase todos os cânceres de útero começam no endométrio , que é o revestimento interno do órgão. 

Trata-se do oitavo tipo de câncer mais frequente nas mulheres.

Em 2020, um INCA (Instituto Nacional de Câncer) os casos alcançaram a estimativa de mais de 6.530 mulheres, sendo a taxa de mortalidade no ano anterior, em 2019, registrando mais de 1.936 casos.

Este tipo de câncer afeta mulheres de todo o Brasil e começa com pequenos sintomas. 

Mesmo hoje, não se sabe exatamente a causa da doença, mas pode-se notar fatores genéticos e físicos que influenciam diretamente a disposição para o câncer.

É por esse motivo que neste artigo você vai entender o que é o câncer endométrio, quais seus sintomas e forma de tratamento. 

E se você está na menopausa, vai conhecer sobre como cuidar melhor do seu corpo de forma preventiva a este câncer. 

Reconheça os sintomas

Cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de endométrio têm hemorragia vaginal , com sangramento entre as menstruações ou após a menopausa.

Também são comuns manchas e corrimentos anormais.

Outros sintomas relatados por pacientes, são dor na pelve, massa anormal na pelve e perda de peso, mais comuns em fases avançadas da doença.

Há sintomas mais graves também que ressaltam o mau funcionamento deste órgão, como  Hemorragias, manchas e corrimentos.

ESSES síntomas TAMBÉM PODEM ocorrer em algumas condições Não cancerígenas, mas ê Importante Consultar imediatamente hum médico sempre that figado QUALQUÉR sangramento irregular, e Fazer Perguntas precisas Ao médico.

Além disso, se você já passou a menopausa, é importante relatar qualquer sangramento vaginal, mancha ou corrimento anormal ao seu médico especialista. 

O corrimento vaginal sem sangue também pode ser um sinal de câncer de endométrio, por isso qualquer irregularidade precisa e deve, ser relatada.

Entre todos os sintomas, a  Dor na pelve e perda de peso, também são sintomas importantes.

Dor na pelve, massa anormal na pelve e perda de peso também podem ser sintomas de câncer de endométrio. 

Estes sintomas são mais comuns em fases mais avançadas da doença. 

Por isso, sempre que suspeitar de qualquer alteração no seu corpo, procure imediatamente um médico especialista para auxiliar você com todas as informações necessárias.

· Diabetes: O câncer de endométrio pode ser até 4 vezes mais comum em mulheres com diabetes.

A diabetes, no entanto, é mais comum em pessoas que estão acima do peso. Porém, as pessoas com diabetes que não estão acima do peso também um risco maior de câncer de endométrio.

Saiba como se prevenir

Alimentação saudável e prática de exercícios físicos podem

A causa da maioria dos casos de câncer de endométrio é desconhecida, mas sabe-se que existem fatores de risco. O principal é o excesso de hormônio estrogênio circulante na corrente sanguínea (hiperestrogenismo). Os fatores associados ao hiperestrogenismo são: 

– Condições físicas como a obesidade;

– Aplicação ou  uso básico da terapia hormonal;

– A menarca precoce em mulheres;

– Uma menopausa tardia (acima dos 55 anos);

– Infertilidade ou a falta de filhos;

– Doenças como a diabetes;

– Estilo de vida sedentário;

– Idade avançada ou registro de pressão arterial elevada.

A maioria dos casos de câncer de endométrio não pode ser evitada, mas existem algumas maneiras de reduzir o risco de desenvolver uma doença, como manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas.

A Dieta fitoestrogênica que combate os sintomas da menopausa

Combater os sintomas da menopausa é uma forma de diminuir o risco de câncer de endométrio

A alimentação saudável durante a fase da menopausa é um fator muito importante para seu corpo receber todos os nutrientes perdidos por causa da oscilação hormonal.

Programas dedicados para mulheres na menopausa, também comprovam que uma alimentação com alimentos específicos, favorece a mulher na menopausa, podendo ajudar na perda de peso e alívio dos sintomas.

O 30 receitas para acabar com o calor na menopausa , é prova da existência de um cardápio saudável e delicioso, recomendado para mulheres nesta fase. 

Além disso, a prática de exercícios físicos na melhor circulação sanguínea e auxiliam no combate aos calores noturnos .

O combate dos sintomas da menopausa de forma natural é uma excelente forma de você manter o equilíbrio emocional e físico adequado durante essa fase.

Por isso, as mulheres que se exercitam mais têm um menor risco de desenvolver câncer de endométrio, enquanto as mulheres que passam mais tempo sedentárias têm um risco aumentado.

Como descobrir o câncer de endométrio?

No caso de haver suspeitas da presença do câncer endométrico, a primeira coisa é procurar um médico. 

Anotar as datas dos sintomas e levar exames anteriores podem auxiliar o médico a identificar o problema.

O diagnóstico requer a realização da ecografia transvaginal e pode ser necessária a realização de uma biópsia do endométrio.

Por isso contatar um profissional de saúde é primordial.

E qual o tratamento?

O tratamento do câncer do endométrio na grande maioria das vezes é cirúrgico.

Ou seja, em geral retira-se todo o útero e os ovários e, em seguida, se avaliar a necessidade de ressecção dos linfonodos próximos ao útero. Em alguns casos específicos, é preciso realizar um tratamento complementar com radioterapia, quimioterapia ou terapia hormonal, ou de forma combinada.

Agora, se você quer saber mais sobre o climatério e menopausa, saiba que eu posso te ajudar.

Com Programas Exclusivos para combater os sintomas da menopausa

É possível recorrer a programas exclusivos que combatem os sintomas da menopausa, com métodos totalmente naturais, e livre de hormônios que podem ser prejudiciais na saúde da mulher no longo prazo.

Nada de consolidar com hormônios sintéticos. 

Os programas fundados pela especialista na saúde da mulher, Julia Kress, são programas testados e comprovados com eficácia apenas com a mudança no estilo de vida.

Você vai aprender a se alimentar da forma correta durante essa fase da menopausa, com alimentos que naturalmente estimulam a produção de hormônios que auxiliam no alívio dos sintomas da menopausa. 

Junto a isso, você vai identificar os principais sabotadores do seu dia-a-dia e aprender quais vão fortalecer o seu corpo, e te transformar em uma mulher mais saudável e decidida. 

Foi através de programas como o Domine a Menopausa, 

Com um tratamento natural, onde você vê mudar sua alimentação, fazer atividade física, tudo específico para a fase da menopausa, a tendência é que esses sintomas desapareçam de uma vez por todas.

Aproveite o tempo que você tem livre para cuidar de você.

Conheça o livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa!

Cuide da saúde na menopausa.

O livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa ajuda a relatar todo o estrogênio, que inevitavelmente, é perdido nesse período.

Esse livro é uma das edições disponíveis no Brasil que de fato, ajuda mulheres a emagrecer definitivamente depois dos 40 anos e dar fim, de uma vez por todas, nesses sintomas tão incômodos do climatério!

Todas as receitas do livro são comprovadamente eficaz no emagrecimento e alívio dos sintomas da menopausa, tudo de forma 100% natural, sem remédios, e sem que você preciso passar fome!

Sabe aquele calorão que vem subitamente e te deixa enxarcada de suor?

A enxaqueca que parece que vai explodir sua cabeça?

Aquele inchaço que não te deixa entrar nas roupas que você mais gosta, detonando sua autoestima?

São esses sintomas que o livro 30 receitas para acabar com o calor na menopausa vai te ajudar a eliminar! E tem mais, todas as receitas são práticas e fácil de fazer no seu dia-a-dia.

Por isso, não perca essa oportunidade e ainda hoje a eliminar os sintomas da menopausa!

Viva agora a melhor fase da sua vida.

Siga a @ ju.kress nas redes sociais e não perca nenhuma novidade, dicas, exercícios que vão te ajudar a viver uma vida saudável na menopausa, com todo o bem estar que você merece.

Outros Artigos Recomendados para Você:

Leave a Reply