Perigo do sedentarismo para Mulheres Acima dos 40!

Você está incomodada com o seu corpo e estilo de vida, e quer encontrar uma forma de mudar?

Então, certamente você está em um estilo de vida sedentário, sem a prática de exercícios físicos e não faz a ideia do real perigo que o sedentarismo representa. 

O sedentarismo é a falta ou a diminuição de atividade física regular. 

O sedentarismo também pode ser definido como a prática de atividade física leve semanal inferior a 150 minutos, embora não esteja associado à falta de atividade esportiva.

Para não ser considerado sedentário, o indivíduo precisa realizar atividades físicas de intensidade moderada, pelo menos 5 vezes por semana durante 30 minutos, ou atividades físicas de intensidade vigorosa, pelo menos 3 vezes por semana, durante 20 minutos.

A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pelo músculo esquelético que gera um gasto energético.

Exemplos de exercícios ideais para a mulher na menopausa, variam de corridas, caminhadas, yoga e até mesmo musculação ou funcionais.

Já o conceito de exercício físico é definido como uma atividade física organizada, planejada, estruturada e repetida que tem o objetivo de melhorar ou manter um ou mais componentes da aptidão física.

Mas O Que o sedentarismo Influência na sua vida?

Como já sabemos o metabolismo da mulher na menopausa fica mais lento.

Se a vida dessa mulher já tende para uma vida sedentária, associada a hábitos não saudáveis e dietas calóricas, com o hábito de comer doces por exemplo, pode ser a principal causa do aumento da incidência de várias doenças, como:

Hipertensão arterial

Hipertensão arterial é a pressão que geralmente está acima de 14/9, forçando de forma alarmante o sangue na parede da arterial. Por isso, é preciso evitar comidas ricas em sal.

Diabetes e obesidade

Tanto a diabetes quanto a  obesidade são doenças que muitas vezes são desencadeadas pelo excesso de comidas de açúcares e fermentados. A diabetes tem um alarme grave por não permitir a cicatrização, assim como a obesidade desencadeia uma série de riscos à saúde.

Colesterol e risco de infarto

O colesterol representa o nível de gordura presente na estrutura das paredes celulares, e quando se encontra alto pode gerar diversos riscos à saúde, como aumentar o risco de infarto. 

Por isso ter um colesterol equilibrado é essencial.

Transtorno de ansiedade

Os problemas psicológicos são prejudiciais assim como os físicos, como é o caso da ansiedade. Pessoas que não praticam exercícios físicos, tendem a ser mais ansiosas e o descontar essa emoção nos alimentos.

Risco de atrofia muscular

Para quem fica muito tempo sentada, e não faz a prática de nenhum esforço físico, a atrofia muscular é um dos riscos. Os músculos vão se perdendo pela falta de repetição, e atrofiando. Logo, o movimento de certas atividades com o uso das mãos e braços pode ser prejudicado.

De acordo com a Sociedade Americana de Menopausa, as mulheres sedentárias têm mais risco de apresentar sintomas graves relacionados à menopausa que fazem aquelas atividades físicas regulares.

A conclusão é de um estudo realizado com cerca de 6 mil voluntários em 11 países diferentes da América Latina e publicado pela revista “Menopausa” , da Sociedade Americana de Menopausa, mostram que:

Os pesquisadores monitoraram 20 centros de saúde latino-americanos por onde passaram como mulheres analisadas – todas com idades entre 40 e 59 anos. 

Todas as mulheres preencheram os questionários com assuntos relacionados à depressão, ansiedade, insônia e hábitos de exercício físico. 

Como as mulheres que faziam ao menos meia hora de atividades físicas, como caminhada e natação, menos de três vezes por semana foram classificadas como sedentárias. 

Neste grupo, estavam 64% das participantes, e entre elas, 16% demonstraram sintomas de menopausa severos. Já entre as mulheres que se exercitavam três ou mais vezes por semana, apenas 11% apresentavam os sintomas graves da menopausa. 

A prática esportiva aumenta a qualidade de vida da mulher durante a menopausa.

De acordo com o estudo, a atividade física pode reduzir o risco de câncer de mama e cólon, demência, ataque cardíaco, derrame cerebral e depressão.

Além disso, evita a perda de massa muscular e osteoporose e aumenta a eficiência do sistema imunológico.

O estudo mostra que uma caminhada diária de apenas uma hora pode reduzir o risco de obesidade em 24%.

Então, para termos uma vida fora do sedentarismo é recomendável a realização de atividades físicas moderadas em média cinco vezes por semana, no mínimo 30 minutos por dia.

Praticar atividades esportivas é uma boa solução para deixar de ser sedentária, seja correr, caminhar, pedalar, nadar, etc. Mas, mesmo sem praticar atividades esportivas, fazer muitos movimentos corporais durante o dia já é um bom começo (fazer caminhadas, faxina na casa, etc).

Outra dica que recomendamos para você, é que procure sempre um profissional, como um personal trainer por exemplo, um educador físico para orientar em relação às suas atividades e não esqueça de visitar o seu médico regularmente. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Tudo que você precisa para perder peso na menopausa e eliminar os sintomas você encontra aqui.

E-books feitos para a mulher na menopausa perder peso com facilidade e sem precisar parar de comer. 

São livros focados na sua saúde e bem estar, com receitas deliciosas que criam a Reposição hormonal natural e na perda de peso.

Você pode adquirir os principais e-books que mulheres de todo o Brasil, e de mais 8 países já aprovaram. 

Garanta já o seu e-book com preço exclusivo, e comece a eliminar todos os sintomas da menopausa!

Clique no botão abaixo e peça o seu. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!