O que faz você ter diástase?

O sonho da barriga durinha está longe de ser alcançado? Fique tranquila porque neste artigo você vai descobrir tudo sobre a diástase e como tratá-la!

Você engordou muito ou emagreceu rapidamente? Ou acabou de passar uma por gravidez e sente sua barriga mais flácida e mais molinha? Se sim, saiba que você pode estar com diástase abdominal.

A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto.

Ou seja, A principal causa de diástase abdominal é a gravidez. Isso porque, durante a gestação, o útero se expande, provocando a separação dos músculos da região central do abdômen. A extensão abdominal que ocorre na gravidez em decorrência do crescimento do feto afasta naturalmente os músculos reto-abdominais.

diastase na menopausa

Além disso, outros fatores que podem causar a diástase abdominal são:

  • Obesidade
  • Carregar excesso de peso com postura errada
  • Desnutrição
  • Perda de peso repentina para pessoas obesas

Esse afastamento pode chegar a 10 cm de distância e se deve a fraqueza do músculo abdominal, que fica muito esticado devido ao crescimento da barriga durante a gravidez. No entanto, a diástase também pode acontecer fora da gravidez, especialmente em pessoas que levantam objetos muito pesados numa postura incorreta.

Como saber se tenho diástase ?

É possível desconfiar de que se está com uma diástase se você sente sua barriga muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir.

Por isso, para se certificar de que é uma diástase abdominal deve-se:

Deitar de barriga para cima e pressionar os dedos indicador e médio cerca de 2 cm acima e abaixo do umbigo, e depois;
Contrair o abdômen, como se fosse realizar um exercício de abdominal.

O normal é que ao contrair o abdômen, os dedos saltem um pouco para cima, mas em caso de diástase os dedos não irão se mover, sendo possível até mesmo colocar 3 ou 4 dedos lado a lado sem que eles se movam com a contração abdominal.

Voltando a ter a barriga durinha

Os exercícios são de grande ajuda no tratamento mas devem ser realizados com supervisão do fisioterapeuta ou personal trainer porque mal executados podem causar um aumento na pressão intra-abdominal, e aumentar a separação dos retos, piorando a diástase ou levar ao surgimento de uma hérnia.

Por isso, na fisioterapia podem ser utilizado equipamentos como o FES que promove a contração dos músculos. Esse aparelho pode ser feito durante 15 a 20 minutos e é muito eficiente no fortalecimento do reto abdominal. 

Mas com o acompanhamento de um profissional, você pode realizar os exercícios em casa. Lembre-se sempre que alinhá-los com um boa dieta e alimentos saudáveis, uma vez que é para o seu bem estar geral é necessário que o corpo funcione em perfeita harmonia.

  • Separei abaixo mais algumas recomendações para você corrigir a diástase abdominal:
  • Manter a boa postura em pé e sentada;
  • Evitar ao máximo dobrar o corpo para frente, como se fizesse um abdominal tradicional porque ele piora a diástase;

Sempre que precisar abaixar para pegar algo do chão, dobrar as pernas, agachando o corpo e não inclinar o corpo para frente;

 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Tudo que você precisa para perder peso na menopausa e eliminar os sintomas você encontra aqui.

E-books feitos para a mulher na menopausa perder peso com facilidade e sem precisar parar de comer. 

São livros focados na sua saúde e bem estar, com receitas deliciosas que criam a Reposição hormonal natural e na perda de peso.

Você pode adquirir os principais e-books que mulheres de todo o Brasil, e de mais 8 países já aprovaram. 

Garanta já o seu e-book com preço exclusivo, e comece a eliminar todos os sintomas da menopausa!

Clique no botão abaixo e peça o seu. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!