Menopausa precoce: reconheça os sintomas

Você conhece os sintomas da menopausa precoce?

Se você sente calores noturnos, fogachos e mudanças de humor e tem menos de 45 anos saiba que esses são sintomas típicos da menopausa precoce, mas não os únicos.

A menopausa é uma fase na qual toda a mulher irá passar quando atingir a idade adulta. Ela é caracterizada pela diminuição das concentrações dos hormônios femininos – estrogênio e progesterona. A ausência da produção desses hormônios é irreversível, ou seja, quando se inicia a fase da menopausa a mulher é incapaz de produzi-los novamente.

Isso porque todos os óvulos que a mulher produz ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no instante do nascimento. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). 

Às vezes,, a fase da menopausa e climatério é assintomática. No entanto, a maioria das mulheres começa a apresentar sintomas de intensidade variável já no início do climatério, sintomas que se intensificam com a diminuição progressiva das concentrações dos hormônios sexuais femininos.

Os mais comuns da menopausa são:

  • as ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga muscular. 
  • Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo
  • manifestações urogenitais, tais como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e premência para urinar, incontinência urinária, infecções urinárias e ginecológicas,
  • ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido (clique aqui para saber mais).
Falta de libido é um dos sintomas da menopausa precoce

Consequência psicológicas na menopausa precoce.

Juntamente com esses sintomas, ainda podemos descrever as consequência psíquicas para a mulher durante a fase da menopausa. 

A redução dos níveis de estrógeno e progesterona interfere com a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central. 

Por isso, como consequência, aumentam as queixas de irritabilidade, labilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia

Mudanças de humor durante a menopausa são frequentes devido às oscilações hormonais

Não se pode deixar de dizer que muitas mulheres podem apresentar esses sintomas sem ainda terem iniciado a fase da menopausa. Isso tudo porque o dia a dia, o trabalho e o estresse diário muitas vezes nos privam de sensações prazerosas.

Ou seja, antes de tudo é necessário você procurar um médico e solicitar exames nos quais você consiga analisar suas taxas hormonais e saber quais os seus níveis de hormônios femininos. São mais de 33 sintomas possíveis durante a menopausa, como você pode descobrir aqui, na Enciclopédia da Menopausa.

Mas não só isso. Muitas mulheres nem mesmo sabem o que perguntar para o médico profissional. Sentem medo, vergonha, receio de não saber o que está acontecendo com o próprio corpo. 

Então, como especialista, sugiro às minhas alunas e a todas as mulheres, a fazerem a sua Pré avaliação da menopausa. É 100% eficaz e ajuda muito na identificação dos sintomas e nas suas futuras consultas médicas.

 

Outros Artigos Recomendados para Você:

Menopausa-e-osteoporose-300x200

Osteoporose na Menopausa

Osteoporose na menopausa Osteoporose.. Palavra difícil para um problema muito comum entre as mulheres. A osteoporose é uma doença bastante relacionada à longevidade do ser

LEIA MAIS >
tipos de salada para a menopausa

Alimentação fito e menopausa

Alimentação fito e menopausa O efeito dos fitos em mulheres na menopausa Os fito estrogênicos  são alimentos que contém uma substância muito benéfica para mulheres

LEIA MAIS >

Leave a Reply