Lista de Alimentos para acabar com sintomas da menopausa.

Talvez você ainda não saiba, mas a combinação de certos alimentos e uma dieta equilibrada ajudam no combate aos sintomas da menopausa! 

E o que é a menopausa?

A menopausa nada mais é que a queda da produção do hormônio estrógeno no corpo da mulher. 

Ou seja, ela não é uma doença. Contudo, para algumas mulheres, é como se fosse. Isso porque os efeitos da natural redução de produção de estrógeno, hormônio produzido pelo ovário, são sentidos com grande intensidade. Entre elas, as queixas são tantas que voltar a ter qualidade de vida parece ser um sonho impossível.

O consumo destes tipos de alimentos traz vários benefícios para a saúde

Estrógeno e menopausa: tudo o que você precisa saber

O estrogênio ou estrógeno é um hormônio sexual feminino produzido mais intensamente pelos folículos do ovário. Ele começa a ser produzido na adolescência e continua até a menopausa.

Por isso, que quando as mulheres chegam na fase da menopausa, ocorre a diminuição da libido e do desejo sexual. Contudo, se esses sintomas não forem tratados serão cada vez mais intensificados, porque a falta da libido também está relacionada com sintomas psicológicos.

Por isso, a baixa produção de estrógeno, baixo desejo sexual e desgaste psicológico tendem a fazer com que nossas relações com nosso parceiro não sejam tão prazerosas, intensificando os problemas. A baixa desse hormônio também causa fadiga, insônia, ansiedade e dores de cabeça, irritabilidade, calores e suores noturnos e ressecamento vaginal.

 Lista de alimentos para combater os sintomas da menopausa

Por que os alimentos são importantes? 

Os alimentos são a sua fonte de energia e nutrientes. Por isso é importante que você mantenha uma alimentação saudável na menopausa com os alimentos certos, pois serão eles que irão ajudar seu corpo a não sentir a falta do hormônio estrógeno. Logo, você acaba reduzindo os sintomas dessa fase e vivendo uma vida mais feliz. 

Por isso, a baixa produção de estrógeno, baixo desejo sexual e desgaste psicológico tendem a fazer com que nossas relações com nosso parceiro não sejam tão prazerosas, intensificando os problemas. A baixa desse hormônio também causa fadiga, insônia, ansiedade e dores de cabeça, irritabilidade, calores e suores noturnos e ressecamento vaginal.

A alimentação saudável é a chave para combater os sintomas da menopausa

Dieta Fitoestrogênica: a mais indicada

A dieta fitoestrogênica contém a combinação certa de alimentos e nutrientes capazes de devolver ao corpo o que ele perde durante a menopausa.

A sua importância é fundamental, pois a alteração hormonal e a falta de estrógeno interfere também na quantidade de capacitação de cálcio pelos ossos, aumenta o risco de infarto(pois aumenta o LDL – colesterol ruim) e além disso, mexe com nossas emoções e nosso psicológico.

Ou seja, a fase da menopausa transforma completamente a vida da mulher…Porém, a alimentação é nossa aliada. A Dieta Fitoestrogênica é a combinação de todos os nutrientes necessários.

Logo, essa dieta combinas alimentos de origem vegetal, como os frutos secos, as oleoginosas ou os produtos de soja, que contêm compostos muito semelhantes com os estrogênios humanos e que, por isso, exercem uma função similar

Legumes e frutas 

Os fitoestrogênios ajudam a aliviar os sintomas da menopausa, principalmente os suores noturnos e as ondas de calor. Além disso, também permitem controlar melhor os sintomas da síndrome pré-menstrual, já que regulam e equilibram os níveis de estrogênio no organismo.

Por isso, invista em sementes de linhaça, grãos de soja, tofu, semente de gergelin, alho e castanha. Além disso, compre sempre frutas como:  maçã, romãs, morango, oxicocos, uva. E não esqueça dos legumes como a cenoura e o inhame.

Além disso, invista em óleos, por exemplo óleo de girassol, óleo de soja, óleo de amêndoas.  A soja, por exemplo, possui uma importante substância chamada isoflavona, que possui uma ação parecida com a do estrogênio no corpo da mulher. Com isso, ela alivia algumas reações causadas pela menopausa, como o ressecamento da pele.

Peixes e ômega 3

É importante o consumo de peixes, como a sardinha e o salmão, por serem ricos em ômega 3, um ácido graxo essencial para controlar os níveis de colesterol, prevenir doenças cardíacas e ajudar nas funções cerebrais.

Essa carne branca ainda é a principal fonte alimentar de vitamina D, que colabora para a formação óssea e facilita a absorção do cálcio. Tomar sol diariamente, pelo menos 15 minutos, também é importante para adquirir essa vitamina.

Oleaginosas e selênio

Produtos como castanhas, nozes, óleos vegetais e amêndoas são fonte de vitamina E, o que é benéfico para aliviar as ondas de calor típicas da menopausa. A castanha do Pará é especialmente boa para entrar na dieta nesse período, por conter o mineral selênio, que ajuda a fortalecer as funções cerebrais.

sintomas da menopausa

Dieta Fitoestrogênica e benefícios

Então, afinal, vale mesmo apena investir na Dieta Fitoestrogênica? 

A resposta é SIM. Com toda a certeza. Os fitoestrogênios ajudam a aliviar os sintomas da menopausa e não apenas, dela, mas como os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM), já que regulam e equilibram os níveis de estrogênio no organismo.

Além disso, a deficiência de estrogênios aumenta o risco de sofrer com osteoporose, especialmente em mulher na pós-menopausa. Isto acontece porque os estrogênios são os principais responsáveis por contrariar a ação de outros hormônios que promovem a reabsorção óssea, além de impedir a perda de cálcio, o que mantém os ossos fortes e saudáveis.

Por isso, comer alimentos ricos em fitoestrogênios pode ser uma boa estratégia para tentar manter os níveis de estrogênio melhor regulados, prevenindo a osteoporose.

Além disso, os fitoestrogênios também ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares, já que melhoram a concentração de lípidos no sangue, reduzem a formação de coágulos, melhoram a pressão arterial e possuem ação antioxidante.

Geram também um efeito ao nível da produção de insulina, ajudando a mantê-la regulada e facilitando o controle dos níveis de açúcar no sangue, podendo, por isso, prevenir o surgimento da diabetes.



Cuide da sua saúde e qualidade de vida

Essas dicas de alimentação fito são essenciais para viver com qualidade de vida, especialmente após os 40 anos, e você também pode aderir a um protocolo específico que está no livro digital 20 dias para ativar o metabolismo.

Eu posso te ajudar!

Com o livro digital 20 dias para ativar o metabolismo, além de emagrecer você vai acabar com o calor da menopausa.

Com ele você vai receber:

– Protocolo de sucos fitoestrogênicos elaborados por Julia Kress e sua nutricionista e alquimista alimentar, que possibilitam a ativação do metabolismo para começar a emagrecer e dominar os calores da menopausa.

– Calendário de acompanhamento para imprimir e colar na sua geladeira. Assim você poderá acompanhar os dias de aplicação do método sem se perder.

­- Ficha de anotações para imprimir e acompanhar o seu desenvolvimento, anotando seus resultados e como você está se sentindo a cada dia. 

Quer saber mais?

Clique aqui, e saiba tudo sobre acelerar o metabolismo.

Quem é Julia Kress?

É especialista em saúde da mulher pelo programa “Advancing Women`s Health” da Universidade de Harvard Medical School e formada em Comportamento Humano por Tony Robbins.
Desde 2004, Julia ajuda mulheres a transformar suas vidas fazendo deste periodo da pré-menopausa a melhor fase de suas vidas. Olhe abaixo como Julia pode ajudar você.

 Desenvolveu o programa “Domine a Menopausa”, a mentoria “Mulher Inabalável”, o programa “Vencendo a Menopausa”, ”, “Emagrecendo aos 40” e “Menopausa Sem Stress”.e autora dos livros “Como Dominar os Sintomas da Menopausa”, “Enciclopédia da menopausa”, “Viver bem na smenopausa”, “Desafio detox” e “20 dias para Ativação do Metabolismo na Menopausa”



Outros Artigos Recomendados para Você:

Menopausa-e-osteoporose-300x200

Osteoporose na Menopausa

Osteoporose na menopausa Osteoporose.. Palavra difícil para um problema muito comum entre as mulheres. A osteoporose é uma doença bastante relacionada à longevidade do ser

LEIA MAIS >
tipos de salada para a menopausa

Alimentação fito e menopausa

Alimentação fito e menopausa O efeito dos fitos em mulheres na menopausa Os fito estrogênicos  são alimentos que contém uma substância muito benéfica para mulheres

LEIA MAIS >

Leave a Reply