DIETA NA MENOPAUSA: COMO O QUE VOCÊ COME AFETA SEUS SINTOMAS

Aos 45 anos o corpo da mulher sofre uma transformação irreversível, que é totalmente natural e pode ser o gatilho para mudar a vida de muitas, de forma definitiva!

Estou falando da Menopausa. A menopausa é um dos momentos mais temidos de muitas mulheres, por passar a falsa impressão de indicar que está ficando “velha”, com os ovários “murchos” e sem “aptidão sexual”. 

No entanto, isso é apenas uma forma negativa de enfrentar essa fase, que na verdade pode ser o que você precisava para se tornar uma nova mulher, mais livre e feliz.

A reserva de óvulos que vai sendo usada desde a primeira menstruação, e que dá início lá na adolescência ao sistema reprodutivo feminino,  se acaba por volta dos 50 anos em casos normais, diminuindo a produção dos hormônios, como o estrogênio, por exemplo.

Então a menopausa passa a ser o fim do sangramento menstrual e do ciclo reprodutivo.

Representando para muitas, o fim da juventude para algumas mulheres, pelo fato de não poderem mais engravidar.

Esse fato pode trazer a muitas mulheres uma certa, e quase inevitável, tristeza, melancolia e preocupação.

A preocupação se dá por conta dos efeitos da menopausa no organismo, como é o caso de muitas mulheres que sofrem com os sintomas/ os “efeitos colaterais” da menopausa. 

Quando o estrogênio passa a estar em falta, principalmente nessa fase da vida, a gente fica mais vulnerável, sensível e até receosa.

Afinal, é o estrogênio o  responsável pela elasticidade da pele, vasos sanguíneos, idade na reconstrução dos ossos, funções cerebrais protegidas como a memória e sua presença, retarda o envelhecimento.

Entrar na menopausa é como se o corpo deixasse de produzir essa espécie de hormônio da juventude, que tanto nos faz falta quando estamos na flor da idade!

Já sabemos os efeitos dessa fase, mas é possível postergá-la.

Um estudo no Reino Unido constatou o poder dos alimentos para atrasar ou antecipar essa fase da vida da mulher.

Descobriram que mulheres que comiam mais frutas, legumes e verduras e, principalmente peixes, conseguiram atrasar em até três anos o fim da menstruação.

Isso mostra o quanto a alimentação pode ser a peça chave para eliminar todos esses problemas, e alcançar de forma natural o conforto durante uma fase tão difícil, como a da menopausa!

Grupos Alimentares

Existe um composto de alimentos que influencia todo sistema hormonal da saúde da mulher.

Eu  tenho feito dos alimentos grandes aliados para aliviar os sintomas do climatério e menopausa, tais como:

Tontura

Fogachos

Dor de cabeça

Cabeça pesada

Irritação

É muito im portante reaprender o que colocar no prato. Cada alimento é uma fonte de nutriente para os hormônios.

No café da manhã , por exemplo, o ideal é comer duas frutas. E o almoço, os lanchinhos e o jantar serem mais saudáveis.

Pode conter:

Brócolis, arroz cateto, macarrão integral, tabule, legumes verdes, semente de linhaça para colocar por cima do arros ou macarrão.

Proteínas e gorduras saudáveis

Peixes: atum e salmão ajudam muito com ômega 3.

Logo que comecei a sentir os sintomas, decidi mudar radicalmente.

Quais são os alimentos que substituem o estrogênio?

Alimentos como a soja ou o composto isolado da soja são nutrientes muito recomendados na menopausa, pois promovem uma regulação hormonal e fazem esse efeito cárdio protetor.

Exemplo:

Frutas, legumes e peixe fazem parte de um “exército nutritivo” capazes até de retardar o processo de envelhecimento. Esses aliados poderosos devem estar sempre em nosso prato.

Há outro grupo que precisa ficar bem longe da nossa boca, a farinha branca, doces, balas. Os estudos comprovam que o alto consumo desses alimentos que liberam muita insulina podem levar a um quadro conhecido como “resistência à insulina”.

O fato é que, mulheres que desenvolvem essa resistência diminuem o processo hormonal SHBG e a redução desse hormônio faz com que a liberação do estrogênio também reduza, induzindo a menopausa a chegar mais cedo e agravando o aquecimento ou calorões.

Uma alimentação mais natural é ter saúde sempre.

Na menopausa então, alimentação saudável é certeza de qualidade de vida.

Comecei a correr, fazer maratonas com meninas de 25, 30 anos e pensar que não fosse me sentir disposta, mas quando corri 3m fiquei com mais vontade de correr.

Dica:

Fique de olho nos sinais que podem aparecer

Quando o calor repentino, ansiedade, irritação, fadiga, desânimo, inchaço e enxaqueca chegarem faça o seguinte:

– Inspire por 8 segundos, segure a respiração e solte.

– Mantenha-se hidratada

– Faça exercícios regularmente

– Evite carne vermelha gordurosa

Tenho 52 anos, estou na menopausa e esse é um bom exemplo de como aliviar os sintomas dessa fase.

Aproveitei essa fase como um ponto de partida para um novo estilo de vida que inclui viajar, praticar esportes, ter mais tempo para o meu esposo, desenvolver um hobby, ler mais, enfim, fazer todas as coisas que eu não tinha a oportunidade de fazer quando eu estava a todo vapor aos 30 anos.

A base da minha alimentação é de frutas, verduras, peixes, chás, água de coco, água mineral, sucos detox o que não é nenhum sacrifício, eu realmente adoro esse tipo de alimentação.

Falo com orgulho que tenho 52 anos com energia e corpo de 30! Exatamente o que eu ensino para as minhas alunas no Brasil e mais 6 países.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Tudo que você precisa para perder peso na menopausa e eliminar os sintomas você encontra aqui.

E-books feitos para a mulher na menopausa perder peso com facilidade e sem precisar parar de comer. 

São livros focados na sua saúde e bem estar, com receitas deliciosas que criam a Reposição hormonal natural e na perda de peso.

Você pode adquirir os principais e-books que mulheres de todo o Brasil, e de mais 8 países já aprovaram. 

Garanta já o seu e-book com preço exclusivo, e comece a eliminar todos os sintomas da menopausa!

Clique no botão abaixo e peça o seu. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!